Nova rodada de licitações de área para exploração de petróleo passa por consulta pública nos EUA

40

A exploração offshore de petróleo nos Estados Unidos nos próximos anos está sendo decidida pelo Departamento do Interior e pelo Bureau of Ocean Energy Management. O programa de licitações de áreas para exploração de petróleo e gás de 2017 a 2020 está em consulta pública com opiniões distintas da administração Barack Obama e da indústria.

Através do seu twitter oficial, o presidente norte americano afirmou que o novo plano “protege o Atlântico para as gerações futuras”. Para isso, de acordo com o Departamento do Interior, as licenças de perfuração da costa atlântica sul e meridional estão excluídas do programa.

O posicionamento é diferente do de janeiro de 2015, quando o governo propôs conceder permissões de perfuração a cerca de 80 km da costa da Virgínia, Carolina do Norte e do Sul e Georgia. As ofertas agora são para 10 áreas no Golfo do México e três no Alasca.

“Enquanto buscamos uma proposta final, queremos ouvir o público para determinar se essas áreas são apropriadas para concessões futuras e como podemos proteger o meio-ambiente, a cultura e os recursos de subsistência”, afirmou a secretária do Interior dos Estados Unidos, Sally Jewell.