Hornbeck Offshore Navegação lança embarcação de bandeira brasileira

23

No próximo dia 31, a Hornbeck Offshore Navegação, empresa do grupo Hornbeck Offshore Services, Inc. (NYSE:HOS), apresenta no porto do Rio de Janeiro seu mais novo lançamento: o HOS BRASS RING, embarcação de apoio offshore do tipo DP-2, de bandeira brasileira, da classe Hosmax 310 EQH. A embarcação é a nona unidade de um total de dez construídas pela empresa a partir de um novo modelo de produção de navios para apoio a plataformas offshore, e o maior da frota da empresa no Brasil.

O HOS BRASS RING é um versátil navio de suprimento, suporte à acomodação e reparo de embarcações que satisfaz a múltiplas exigências do trabalho em plataformas. Com 92 metros de comprimento e motorização elétrica a diesel, tem velocidade de cruzeiro de 10 nós e atinge velocidade máxima de 12 nós.

O HOS BRASS RING pode ser empregado na recuperação de óleo derramado no mar. Para isto, dispõe de tanques próprios no deck inferior com capacidade total de 3.400 m3. Além do convés principal que tem 703 m2 de área, o navio conta com um mezzanino com 310 metros quadrados de área, apropriado para armazenamento de material adicional ou outro uso específico, como para abrigar um Veículo remotamente operado (ROV), usado para trabalhos submarinos.

Seu helideck mede 21 metros de diâmetro e tem classificação Sikorsky S-92 (12 t), NORMAM-27, CAP437. O HOS BRASS RING conta com 23 quartos de estadia, certificados para receber até 72 pessoas. A capacidade total de passageiros a bordo pode chegar a 130, com a instalação de anexos de hospedagem. A embarcação é dotada, ainda, de uma completa academia de ginástica, de escritório para reuniões e uma sala de conferência e treinamento.

Com sede nos Estados Unidos, a Hornbeck Offshore Services, Inc. (NYSE:HOS) é uma líder mundial em fornecimento de transporte marítimo e submarino e de serviços de apoio de acomodações para a exploração e produção de petróleo e construções offshore. É foco da companhia disponibilizar no mercado soluções inovativas que atendam às crescentes demandas das indústrias americana e internacional de produção de energia em águas profundas e ultraprofundas.

Operando no Oriente Médio, Mar Mediterrâneo, Mar Negro e Caribe – incluindo Nicarágua, Guiana, Trinidad e Venezuela -, a Hornbeck tem como principais mercados geográficos no Golfo do México americano, México e Brasil. A empresa também opera uma instalação de apoio em terra localizada em Port Fourchon, Louisiana, nos Estados Unidos.

Desde 2008, a Hornbeck já operou 14 embarcações no Brasil, onde mantém escritórios para apoio operacional e administrativo no Rio de Janeiro, Niterói e Macaé. A partir de 2013, passou a operar no país como Hornbeck Offshore Navegação (HON), uma companhia independente, que recebeu a autorização para se tornar uma EBN (Empresa Brasileira de Navegação).