DIRETO DA REDAÇÃO – o sucesso do 100 Mais Influentes da Energia, a aprovação do Renovabio e a grande expectativa para os leilões A-4 e A-6

65

Confira os destaques do Direto da Redação desta semana.

***

Uma noite inesquecível. Assim podemos definir a solenidade de premiação do 100 Mais Influentes da Energia 2017, que aconteceu em São Paulo no último dia 11 de dezembro. O evento contou com a presença de inúmeras personalidades do setor energético brasileiro, entre autoridades públicas, executivos de diferentes setores e pesquisadores. O Oscar da Energia, como é conhecido, foi um momento de reconhecer o trabalho e a dedicação daqueles que mais se destacaram no setor ao longo do ano.

E o evento foi encerrado com chave de ouro, com uma homenagem especial ao empresário Cícero Junqueira Franco, um dos pioneiros do Proálcool (Programa Nacional do Álcool).

 

***

O setor brasileiro de biocombustíveis está em festa. O Senado aprovou na última terça-feira a Política Nacional de Biocombustíveis, o RenovaBio. O projeto de Estado objetiva traçar uma estratégia conjunta para reconhecer o papel estratégico de todos os tipos de biocombustíveis na matriz energética brasileira. Com a aprovação do Senado, a matéria segue para sanção presidencial.

***

E hoje, sexta-feira, 15 de dezembro, é dia de leilão de linhas de transmissão. A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, leiloará 11 lotes de linhas de transmissão de energia. Ao todo devem ser concedidos 4.919 quilômetros de linhas de transmissão, que vão passar pelos estados do Paraná, Piauí, Ceará, Pará, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Mas expectativa maior ainda está para os leilões A-4 e A-6, que ocorrerá nos próximos dias 18 e 20 de dezembro. Os dois certames, que visam a contratação de novas usinas de geração de energia, estão cercados de grandes expectativas, como de setores como eólico, solar e biomassa. De acordo com os resultados, 2018 começará com uma injeção de ânimo em diferentes segmentos.