Bioenergia criada a partir de biomassa está em expansão pelo mundo

60

A geração de energia a partir de biomassa está se expandindo cada vez mais pelo mundo. Dentre as principais vantagens que a bioenergia de cana-de-açúcar possui estão à redução significativa dos gases poluentes emitidos na atmosfera, a segurança energética para atender as demandas necessárias e também a eficiente ferramenta política que a bioenergia se tornou para o desenvolvimento econômico das regiões.

Consolidada no Brasil, a produção agora também ganha espaço em outros países como Estados Unidos e regiões da Europa. Clima e solos favoráveis têm ajudado bastante para o grande crescimento do setor mundialmente. De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a fonte renovável através da biomassa possui capacidade para oferecer uma ampla gama de energéticos e bioprodutos.

Um dos bioprodutos é o etanol, o qual é um biocombustível que também possui um grande potencial energético.
Estudos realizados para avaliar o potencial da produção de eletricidade e etanol a partir da cana de açúcar mostram que futuramente o biocombustível seria uma alternativa interessante para substituir a lenha que é utilizada para gerar energia em países como a África.

A produção de biomassa para o setor energético pode contribuir muito para o desenvolvimento dos países, uma vez que com a criação de usinas mais empregos sejam gerados, a dependência de combustíveis fósseis seja diminuída, a contribuição com o meio ambiente seja cada vez mais forte e o potencial para a expansão e recuperação de áreas degradadas seja maior.

Nos dias 15 e 16 de junho será realizado em Curitiba um evento inédito no Brasil, onde tema de biomassa e energia vai ser abordado de forma exclusiva, o CIBIO – Congresso Internacional de Biomassa. Temas voltados á biomassa florestal, setor sucroenergético, Biogás, entre muitos outros.

O evento vai reunir alguns dos principais especialista do setor da Biomassa e Energia, Cláudio Dr. Homero (Cemig), Dr. José Dilcio (Embrapa Agroenergia), além da apresentação de cases com a TGM, Araupel, entre muitas outras atrações.

Nos mesmos dias será realizada a primeira exposição com foco 100% em produtos, máquinas e equipamentos, tecnologias para geração de energia com biomassa.