Aneel assina contratos com empresas vencedoras do leilão de transmissão

28

Copel GT, SPE Santa Lucia Transmissora de Energia e Firminópolis Transmissão arremataram os lotes E, G e L, respectivamente

Os contratos de concessão dos lotes E, G e L do leilão de transmissão nº 5/2015, realizado no dia 18 de novembro do ano passado, foram assinados na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica na última sexta-feira, 11 de março. Participaram do evento representantes do certame e da Aneel, incluindo o diretor-geral, Romeu Rufino.

Rufino ressaltou o compromisso que os empreendedores assumem quanto ao cumprimento das cláusulas contratuais, no sentido de assegurar que as linhas de transmissão licitadas entrem em operação nos prazos estipulados. A Copel GT foi a vencedora do Lote E, que inclui linhas de transmissão e subestações para expansão do sistema na região entre os estados do Paraná e Santa Catarina, para propiciar atendimento do crescimento da carga e para o escoamento da energia da UHE Baixo Iguaçu.

O Lote G ficou com a SPE Santa Lucia Transmissora de Energia, da Planova Planejamento e Construções, que será responsável pela construção da LT 500 kV Jauru-Cuiabá C2, com 355 quilômetros. A obra irá expandir o sistema de transmissão do Mato Grosso e Rondônia para o escoamento da energia proveniente das máquinas adicionais da UHE Santo Antônio e da UHE Tabajara.

Já o lote L foi arrematado pela Firminópolis Transmissão, formada pela CEL Engenharia e pela Celg-GT, e prevê a construção da LT 230 kV Trindade – Firminópolis, com 83 quilômetros. A obra faz parte do plano de reforço estrutural para atendimento a região oeste de Goiás.