Aneel aprova chamada de projeto de incentivo à eficiência energética

18
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Crédito: Reprodução da internet

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) pretende estimular a troca de motores elétricos antigos em todo o país. A agência publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (29/10) a chamada por projetos de eficiência intitulada “Incentivo à Substituição de Motores Elétricos: Promovendo a Eficiência Energética no Segmento de Força Motriz”. O objetivo é reduzir o consumo de eletricidade substituindo motores antigos por equipamentos modernos e eficientes.

A substituição de motores elétricos antigos possibilitará o aumento de produtividade do setor industrial com menor consumo de energia elétrica, em razão do ganho de eficiência; a atualização dos motores elétricos utilizados no parque industrial brasileiro e a redução do número de máquinas antigas pelas indústrias.

A modernização dos motores dos refrigeradores foi defendida pelo ministro Eduardo Braga, e objeto de reuniões entre o ministro e representantes da Indústria e do Comércio. Atualmente há cerca de três milhões de expositores refrigerados em bares e outros estabelecimentos comerciais que consomem muita energia e que podem ser renovados para tornar mais eficiente o consumo de energia desses comércios.

Fomentar ações de incentivo à eficiência energética é um dos desafios do Ministério de Minas e Energia, que vem trabalhando para aprimorar esses mecanismos. Como exemplo disso, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) indicou, em sua reunião de junho desde ano, que sejam fortalecidos os programas de eficiência energética e de Pesquisa e Desenvolvimento, com a reorientação de recursos já existentes e a fixação de diretrizes de governo para tais programas. O colegiado também avaliou que é preciso criar câmaras técnicas no CNPE, destinadas a elaborar e propor políticas e ações aos conselheiros.

Na chamada pública, empresas de distribuição de energia elétrica poderão participar com a elaboração do projeto. As iniciativas podem ser enviadas por e-mail para a Agência, pelo endereço peeprioritario2@aneel.gov.br até 30 dias após a publicação desta chamada no Diário Oficial da União.  Mais informações sobre a Chamada poderão ser consultadas no endereço eletrônico da ANEEL (www.aneel.gov.br), no link “Educação/Pesquisa e Desenvolvimento – Eficiência Energética.