Home / Saúde Online / Uso de coração artificial será tema de encontro de cardiologistas no Vitória Apart Hospital

Uso de coração artificial será tema de encontro de cardiologistas no Vitória Apart Hospital

 

A insuficiência cardíaca é uma das causas mais frequentes de internações por doença cardiovascular no Brasil, ocorrendo quando o coração enfraquece e não consegue impulsionar o sangue para o corpo. O avanço da tecnologia, contudo, tem proporcionado melhorias no tratamento da doença, com a utilização do Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV), também conhecido como Coração Artificial.

O assunto estará em debate amanhã, 4 de julho, quando acontece o Workshop Tratamento da Insuficiência Cardíaca Avançada com Dispositivos de Assistência Ventricular. O evento reunirá cerca de 50 médicos cardiologistas do Espírito Santo e de diferentes partes do Brasil, que discutirão o uso de suportes circulatórios no tratamento da doença.

O workshop será realizado das 10h às 13h, no auditório do Vitória Apart Hospital, e além da apresentação de médicos especialistas na área, trará o depoimento de um paciente implantado. “Este é um assunto moderno e atual. Em grandes centros do mundo, os Dispositivos de Assistência Ventricular já são utilizados há muitos anos, mas, no Brasil, o uso da tecnologia ainda é recente e o tema bastante atrativo para a área”, destaca o cirurgião cardiovascular especialista em suporte circulatório do Vitória Apart Hospital, Assad Miguel Sassine.

O Vitória Apart Hospital é um dos poucos centros hospitalares no Brasil a já ter realizado uma cirurgia de transplante de coração artificial, feita em 2013 em um paciente de 68 anos. “Há pelo menos cinco pessoas no país com coração mecânico em casa e vivendo com qualidade de vida”, explica Assad Sassine. “Um deles participará do workshop, dando seu depoimento de vida e apresentando esclarecimentos aos médicos participantes”, complementa.

Outro convidado para o evento é o médico cardiologista, Danilo Galantini, que virá de São Paulo para ministrar uma palestra sobre abordagem avançada e atualizada da insuficiência cardíaca com o dispositivo de assistência ventricular.

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …