Home / Healthcare Management / Ideias e Tendências / Unimed (BH) potencializa o desenvolvimento da qualidade e inovação à saúde

Unimed (BH) potencializa o desenvolvimento da qualidade e inovação à saúde

Uma trajetória marcada por conquistas em qualidade e excelência na Saúde. É assim que se define a história da Unimed Belo Horizonte, que, além da capital, está presente em outras 33 cidades da Região Metropolitana. Certificada ISO 9001 e com acreditação de Operadoras RN 277, a cooperativa de trabalho médico possui todos os seus laboratórios com selo PALC, garantindo, assim, a melhoria contínua nos serviços prestados.

A honraria da Unimed-BH não para por aí. Todas as unidades hospitalares da rede própria são acreditadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA): o Hospital Unimed – Unidade Contorno, o Hospital Infantil São Camilo Unimed e a Maternidade Unimed – Unidade Grajaú possuem certificação Nível III; já o Hospital Unimed – Unidade Betim conquistou, recentemente, recomendação para o selo ONA Nível II. E os serviços de pronto-atendimento, centro de imagem e Centro de Promoção da Saúde da Unidade Contagem também têm a certificação ONA Nível III. “O Centro de Promoção da Saúde em Betim está em busca da ONA Nível II. Além disso, a Maternidade está em um processo de certificação HIMSS e de acreditação Joint Comission (JCI)”, reforça o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.

Segundo ele, o processo de acreditação é permanente e a cooperativa passa, constantemente, por processos de avaliação. “A nossa cultura está baseada na ideia de que não buscamos apenas um certificado, mas sim um processo de desenvolvimento da qualidade com reflexos claros na assistência”.

No entanto, mesmo possuindo uma cultura organizacional focada na melhoria contínua, o diretor-presidente revela que é um desafio assegurar com que toda a equipe assuma e pratique atividades seguindo os princípios da cooperativa. Nessa perspectiva, Samuel Flam reforça a importância de todos os profissionais – de todas as unidades – compreenderem que “acompanhar indicadores e buscar padrões é crucial para a busca de excelência na prestação de serviços”.

Assistência feita com cuidado

Com as acreditações, diversas melhorias foram implementadas, com destaque para os processos em prol da segurança do paciente. Segundo Samuel Flam, o ponto forte da ONA é a promoção da integração dos processos assistenciais, estimulada por uma compreensão do papel do sistema de gestão na busca pela melhoria contínua. “Isso evidencia o trabalho em equipe para que todo o fluxo assistencial aconteça adequadamente, beneficiando profissionais e clientes”, pontua.

É justamente com o foco na missão de cuidar que a Unimed-BH segue buscando serviços que geram valor para os clientes e proporcionam cada vez mais custos efetivos para a operadora. “Temos um grande compromisso com cada um dos clientes, como ofertar serviços qualificados, orientar o seu acesso, estimular atitudes de prevenção e autocuidado e, especialmente, estabelecer uma relação de confiança”, explica Samuel Flam.

Neste trabalho, o diretor-presidente conta que a cooperativa investe constantemente em inovação, qualidade da atenção à saúde e no relacionamento com os clientes. “Estimulamos nossa rede assistencial própria e credenciada para processos contínuos de certificações e acreditações, pois consideramos que isso culmina em mais qualidade, na medida em que os processos representam ótimas oportunidades para evoluir.”

*Matéria publicada na 49ª edição da Healthcare Management. Clique aqui e confira a edição completa.

 

Sobre

Veja também

Sidney Klajner, Lorena P. Pereira e Maria Lucia Capelo Vides no 100 Mais Influentes da Saúde

A cerimônia de premiação do 100 Mais Influentes da Saúde foi o grande encerramento da …