Home / Saúde Online / Unidade Clínica Ambulatorial de Mogi das Cruzes recebe certificado de qualidade ONA

Unidade Clínica Ambulatorial de Mogi das Cruzes recebe certificado de qualidade ONA

A Unidade Clínica Ambulatorial Dr. Arthur Domingos Fais (Unica), administrada pela parceria entre o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam) e a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, foi certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A cerimônia de entrega do selo de qualidade nível 1 acontecerá na próxima quinta-feira (15), a partir das 10h30.

Fruto do esforço e envolvimento de toda a equipe, a conquista acontece depois de um rigoroso processo de avaliação, que verifica se a instituição atende a prerrogativas para realizar suas atividades com segurança e possui ações e processos que priorizem a segurança e qualidade no atendimento aos seus usuários.

“O Instituto Qualisa de Gestão (IQG), instituição Acreditadora e parceira do Cejam listou os pontos fortes da Unidade na visita de avaliação, realizada em outubro de 2016, ressaltando o comprometimento da equipe com as práticas de qualidade e segurança. A melhoria contínua dos processos e assistência é um benefício permanente que a Certificação ONA traz para os usuários e gestores das Unidades acreditadas. Temos orgulho de fazer parte desta história”, comemora a gerente de qualidade do Cejam, Fernanda Fuscaldi.

Acreditação

A Acreditação é o reconhecimento formal por órgão independente especializado em normas técnicas, o qual valida se uma instituição atende a prerrogativas e demonstra ser competente para realizar suas atividades com segurança. Na área da Saúde, as acreditações certificam as instituições que demonstram possuir ações e processos que priorizem a segurança e qualidade no atendimento aos usuários, baseados nas melhores práticas e legislações vigentes.

O processo de acreditação da ONA pode ocorrer em três níveis: Acreditado (nível 1), Acreditado Pleno (nível 2) e Acreditado com Excelência (nível 3). O processo de avaliação é voluntário, ou seja, a inciativa parte da própria instituição e tem como objetivo aprimorar os processos, aumentar a qualidade e promover a segurança do paciente.

A ONA é uma organização privada que surgiu em 1999 com o objetivo de coordenar o Sistema Brasileiro de Acreditação, um conjunto de regras e procedimentos de certificação dos serviços de saúde no Brasil criado por uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com entidades que representam o setor.

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …