Home / Saúde Online / Telerradiologia cardiovascular agrega valor e traz diferencial ao serviço de diagnóstico por imagem

Telerradiologia cardiovascular agrega valor e traz diferencial ao serviço de diagnóstico por imagem

Nos últimos 20 anos, houve um aumento do acesso do Brasil à melhor tecnologia mundial. A Saúde vive uma constante demanda por tecnologia na busca de melhorar resultados e criar uma melhor experiência para o usuário.

A telerradiologia é um exemplo que contribui para a qualidade da assistência médica. Ela supre a falta quantitativa e qualitativa de profissionais, agilizando a liberação dos laudos médicos, o que permite uma extensão de serviços de qualidade para áreas mais deficientes.

A economia obtida pelas instituições que optam por laudos à distância é expressiva, pois manter uma equipe presencial de radiologistas, e raramente uma equipe de radiologistas com sub-especialidades, demanda um investimento que pode ser muito elevado de acordo com a demanda do serviço radiológico.

Atualmente, muitas cidades já possuem equipamentos capazes de realizar Angiotomografia de Coronárias e Ressonância Cardíaca, mas o custo de manter um especialista local é alto se a demanda for pequena. Desse modo, ao deixar de oferecer esses exames, muitas clínicas perdem a oportunidade de se destacar na região.

Um exemplo prático desse diferencial em exames cardiovasculares é a realização da angiotomografia de coronárias como parte do protocolo de dor torácica. Gabriela Liberato, cardiologista e sócia da CardioScan, enfatiza que “inserir a angiotomografia de coronárias no fluxograma de atendimento ao paciente com dor torácica no pronto socorro já se demonstrou custo-efetivo, além de reduzir o tempo de permanência no PS e minimizar a possibilidade de uma internação hospitalar ineficaz. Isso faz toda a diferença, pois agiliza o atendimento e o paciente tem a estratificação de risco de infarto com muito mais eficiência e segurança”.

Apesar dos benefícios apontados, se a telerradiologia não for bem estruturada, o serviço de diagnóstico por imagem aumentará o volume de exames com fluxo e protocolos inadequados. Corre-se o risco de o laudo final ter informações pobres e ineficazes, com pouca contribuição no diagnóstico do paciente. Segundo Thaís Pinheiro Lima, cardiologista e sócia da CardioScan,  o principal problema de alguns serviços é que atualmente o fluxo é centrado apenas na imagem e não no paciente.

A CardioScan surge como uma telerradiologia segmentada e especializada nos exames de Tomografia e Ressonância Cardiovascular. Investindo em profissionais e tecnologia, possui uma equipe disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, capazes de acompanhar virtualmente em tempo real a realização do exame e liberar o laudo de urgência em até 2 horas.

A filosofia da empresa é fazer uma telerradiologia sólida centrada em treinamentos, elaboração de protocolos, otimização de processos internos e gestão do fluxo do paciente desde a entrada no centro diagnóstico até a liberação do laudo.  Além de acreditar que um serviço ajustado e estruturado beneficia a todos, Thaís explica que a Angiotomografia das Artérias Coronárias e a Ressonância de Coração são exames relativamente recentes na radiologia. “Dessa forma, biomédicos, tecnólogos, enfermeiros, recepcionistas e todos os envolvidos no centro de diagnóstico necessitam de treinamentos na abordagem do paciente que realizará esses exames. É igualmente importante orientar os médicos quanto as indicações e contra-indicações dos mesmos e para isso, ministramos aulas e workshops presenciais”.

Mesmo com o avanço das tecnologias, poucas empresas qualificadas oferecem telerradiologia especializada em cardiologia, por isso a importância de uma consultoria especializada. “Com os exames e acompanhamento à distância em tempo real nos moldes da CardioScan, ganha o médico, o paciente e o serviço de diagnóstico, que passa a ser um diferencial para a região.”

Matéria publicada na 47ª edição da revista HealthCare Management.

Sobre

Veja também

Telemedicina no Sul do país, nova superintendência do HAOC e Santa Joana conquista JCI são os destaques do Direto da Redação

  O Direto da Redação traz os seguintes destaques da semana: Hospital e Maternidade Santa …