Home / Health-IT / Sistemas / Tecnologia permite que familiares acompanhem trajeto em centro cirúrgico

Tecnologia permite que familiares acompanhem trajeto em centro cirúrgico

Uma nova funcionalidade tornará possível o acompanhamento de familiares a pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA).

Trata-se do módulo “Bloco Cirúrgico” do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), um sistema online com a finalidade de organizar e aprimorar processos assistenciais, disponibilizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão da unidade.

Monitores instalados na Internação da Unidade Presidente Dutra e no Centro Cirúrgico Adulto (CCA) informam, em tempo real, todo o trajeto do paciente, desde a saída de qualquer unidade de internação até o momento em que deixa o Centro Cirúrgico. A previsão é que, até o final deste mês, outros monitores sejam instalados nas demais áreas do Centro Cirúrgico.

As informações nas telas dos monitores são atualizadas de 15 em 15 segundos, contemplando as seguintes informações: pacientes em sala de preparo (aguardando início da cirurgia); pacientes em sala de cirurgia; pacientes em sala de recuperação (após término da cirurgia); e cirurgias concluídas naquela data e já indicando o leito para o qual o paciente será encaminhado.

A gerente de Atenção à Saúde, Sílvia Cavalcante, destaca que os benefícios desse módulo refletem positivamente para a equipe do centro cirúrgico e para a família, “uma vez que organiza e otimiza as informações pertinentes de uma determinada cirurgia, além de ser uma ferramenta que tranquiliza a família pelo acesso em tempo real das informações sobre seu familiar”. Ela acrescenta que essa nova prática permite uma assistência mais humanizada.

Outras funcionalidades

O novo módulo do AGHU também permite agendar devidamente um paciente em uma sala, com previsão de início e fim do uso do local, do ato anestésico e cirúrgico, além de medir o tempo, descrever o procedimento, calcular os custos, medir indicadores e realizar a gestão das salas cirúrgicas.

Durante o mês de novembro foram realizados treinamentos com toda a equipe multiprofissional dos setores envolvidos, totalizando 122 profissionais. O treinamento foi realizado por um grupo de facilitadores já capacitados pela Ebserh para serem multiplicadores em seus serviços, através do repasse das informações sobre a utilização do sistema. Em dezembro, foram realizados os cadastros e os mapas cirúrgicos para que, em janeiro, começasse a execução do módulo.

O Hospital Universitário da UFMA aderiu ao AGHU desde janeiro de 2010. O sistema é composto por módulos integrados que poderá ser utilizado por profissionais de saúde, administrativos, alunos, discentes e docentes. Esse processo está sendo realizado gradualmente com treinamentos para todos os funcionários dos setores.

Sobre

Veja também

Área de saúde na velocidade da informação

A informação digital está mudando drasticamente o modo como interagimos pessoalmente e conduzimos os negócios. …