Home / Healthcare Management / Gente e Gestão / Sob a liderança de Valdir Ventura, Grupo São Cristóvão Saúde expande seus serviços, investe em reformas e realiza inaugurações de novos centros

Sob a liderança de Valdir Ventura, Grupo São Cristóvão Saúde expande seus serviços, investe em reformas e realiza inaugurações de novos centros

Em mercados tão competitivos quanto os de saúde suplementar e hospitalar, impossível pensar em uma empresa de sucesso sem direcionamentos nas práticas de governança corporativa. As instituições vêm prezando, cada vez mais, por uma gestão monitorada por meio de um sistema que integra todos os setores e cargos organizacionais.

Para muitos negócios, esse modelo tem se destacado como uma ótima estratégia administrativa até mesmo para driblar a atual crise. Segundo Valdir Ventura, CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, por mais que o último ano tenha sido marcado por uma grande instabilidade político-econômica, diversas dificuldades foram dribladas pela Instituição. “A nossa principal conquista foi ter perdido menos vidas que as demais operadoras, proporcionalmente”.

As melhorias institucionais – como o maior grau de produtividade das áreas, melhor comprometimento dos colaboradores, redução de desperdícios e adequação de processos – foram resultados de uma gestão motivadora, que encorajou “o time em ter iniciativas, criatividade e velocidade para a implementação de todas as estratégias desenhadas”.

Nesse sentido, Ventura revela que o maior desafio da Instituição está sendo conduzir a organização à percepção dos valores e anseios considerados nas metas, na visão e na estratégia lançada, levando sempre em consideração que a dimensão assistencial deve ser o centro dos processos de melhoria da qualidade.

O executivo ressalta que 2017 também foi o ano em que a Instituição aprimorou a sustentação e a consistência interna à estratégia organizacional, passando a focar nas unidades integradas do cuidado através da construção de um novo modelo assistencial e de gestão.

Além disso, o Grupo conquistou, neste último ano, inúmeras certificações de qualidade e prêmios de reconhecimento nacional e internacional, como o ONA Nível III, ISO 9001:2008 para o plano de saúde, Selo Ouro SINASC para a Maternidade, Selo Chico Mendes de Responsabilidade Socioambiental e o prêmio Excelência da Saúde 2017 na categoria Governança Corporativa. “Hoje, estamos a caminho da Certificação Internacional Canadense, a Qmentum”.

Para o próximo ano, o CEO conta que a Instituição irá investir na conquista de novos mercados e inaugurar centros ambulatoriais e de pronto atendimento. “Implementaremos também mecanismos de regulação e controle de práticas assistenciais. Acreditamos que as políticas institucionais estão cada vez mais delineadas e que os resultados se refletem no atendimento ao nosso cliente e nos estimula a continuarmos a nossa missão, alicerçada em valores bem sedimentados: o cuidado, a humanização e a legítima vocação para servir ao próximo”, conta.

 

Em constante evolução

Além ter alcançado diversas certificações, outras conquistas marcaram a trajetória do Grupo São Cristóvão Saúde no último ano. Entre elas está a inauguração do Centro Ambulatorial Dermatológico e a ampliação e remodelação do Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade São Cristóvão, onde foram instalados elevadores, conforto médico e novos apartamentos.

Segundo Ventura, esses modernos apartamentos seguem os padrões de qualidade que a Instituição vem adotando ao longo dos anos. “As acomodações são munidas de mobiliários feitos de material reciclável e iluminação LED. Já os elevadores foram modernizados para garantir mais eficácia na mobilidade e deslocamento para pacientes e público em geral”.

Em 2017, o Grupo também lançou o produto ‘Viva Melhor’, voltado para os beneficiários da melhor idade, e investiu no Centro de Reabilitação e Prevenção São Cristóvão, incorporando ao local uma estrutura equipada com especialistas em saúde preventiva.

Mas o crescimento não começou neste ano. Em 2016, a Instituição inaugurou a IV Unidade do Centro Ambulatorial Américo Ventura, com foco na saúde da mulher. O espaço, localizado dentro das instalações do Mooca Plaza Shopping, em São Paulo, possui mais de 350 m² –  com quatro consultórios para atendimentos ambulatoriais em Mastologia e Ginecologia, salas com equipamentos de última geração para realização de exames e serviço de Vacinação.

A Unidade conta também com ampla recepção, painéis digitais, iluminação em LED, sistema de controle de acesso, monitoramento por câmeras, ambiente climatizado e toda temática voltada à mulher.

“Com essas inaugurações, demonstramos para a sociedade e aos nossos beneficiários a solidez do SC, bem como o contínuo crescimento da Instituição. Nos últimos oito anos, triplicamos a capacidade de atendimento e dobramos o número de beneficiários, cuja taxa de crescimento é maior de todo o mercado de operadoras”, avalia Ventura.

 

Nova ampliação

Seguindo o projeto de ampliação do atendimento médico-hospitalar na Zona Leste de São Paulo, o Grupo São Cristóvão Saúde inaugurou, em outubro, o novo Centro Ambulatorial Américo Ventura – Unidade III (CAAV III), no Mooca Plaza Shopping, reformulado para atender exclusivamente serviços de dermatologia.

Durante a reforma do espaço, foi alterado o layout conforme a nova especialidade, mas mantendo a proposta de acabamento dos centros ambulatoriais com material reciclável e sustentável. A nova ala conta com quatro consultórios e uma sala para procedimentos dermatológicos, como crioterapia com nitrogênio líquido e biópsia de pele. Também há economizadores de eletricidade que, após acionados, liberam energia para computadores, iluminação e ar condicionado em cada sala. O objetivo é realizar no CAAV III cerca de 2000 atendimentos por mês.

“Cuidar da pele é essencial para o bem-estar e autoestima. As novas instalações da Unidade Dermatológica são resultado da nossa preocupação em oferecer o melhor atendimento, reforçando mais uma vez a parceria com o Mooca Plaza Shopping e região”, comenta o CEO do Grupo São Cristóvão Saúde.

 

Gestão de referência

Antes de se tornar CEO do Grupo, Ventura ocupou cargos importantes na multinacional Ford. Segundo ele, a sua experiência no setor automobilístico o permitiu conhecer ferramentas de estratégia e gestão que são muito valiosas para o setor de saúde, tais como qualidade e processos de trabalho. “Nosso Grupo abraçou esta verdadeira e irreversível mudança organizacional, e o resultado nos surpreende a cada dia.”

E mesmo em tempos de crise político-econômica, Ventura obteve grande destaque no setor. O último ano, marcado por um cenário de baixa de beneficiários nos planos de saúde, exigiu do administrador maestria para gerar as boas oportunidades conquistadas.

Com um modelo de gestão empreendedor, o executivo busca constantemente novas formas de melhoria institucional por meio de reuniões periódicas com gestores clínicos e administrativo. “Reconhecer as dificuldades que o dia a dia nos apresenta e, assim, projetar soluções reais e viáveis para a nossa permanência nesse acirrado mercado”, reflete.

Foram habilidades como essas que elegeram Valdir Ventura entre os 100 Mais Influentes da Saúde 2017. “Ter esse reconhecimento demonstra o quanto a nossa Instituição vem crescendo no mercado health e, principalmente, reforça que o modelo de governança adotado, com foco na excelência do atendimento, dos profissionais qualificados, das certificações adquiridas e da expansão dos serviços e estrutura física, tem atingido os resultados e, tornando o SC uma referência, inclusive objeto de desejo de grandes grupos de investidores.”.

Sobre

Veja também

Claudia Toledo, Enrico De Vettori e Gláucio Libório no 100 Mais Influentes da Saúde

A cerimônia de premiação do 100 Mais Influentes da Saúde foi o grande encerramento da …