São Cristóvão Saúde apresenta projetos sólidos no setor filantrópico e responsabilidade social


Digital Image by Sean Locke Digital Planet Design www.digitalplanetdesign.com

Ao longo dos seus quase 105 anos de existência e tradição (a serem completados em dezembro deste ano), o Grupo São Cristóvão Saúde, da Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, realiza diversas ações de filantropia, em parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios parceiros e com entidade filantrópica, apoiando seus projetos sociais.

A Instituição de saúde, referência na Zona Leste de São Paulo, promove, anualmente, a parte assistencial, fornecendo atendimento médico, orientação educacional e nutricional, por meio de atividades, cursos, palestras e ações sociais.

Alguns dos eventos realizados pelo Grupo São Cristóvão Saúde contemplam: Ação Social, Passeio a Pé, Campanhas de Vacinação, Campanhas de Prevenção de Patologias, Ação Saúde, Coral e Pintura, Cursos, Palestras, Simpósios, parcerias de saúde junto aos municípios, entre outros.

O programa “Ação Social” é um dos projetos mais tradicionais da instituição. Criado há 42 anos, em 1974, pelo Diretor e Administrador Geral na época, Américo Ventura, começou nas comunidades da região e, com o passar do tempo, se transformou no modelo de distribuição atual, que consiste na integração social dos colaboradores da Associação com a comunidade, cursos, palestras em geral e a distribuição de alimentos, através do Presidente/ CEO do São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, filho de Américo Ventura, além das dezenas de toneladas de alimentos e produtos de higiene pessoal entregues a entidades assistidas que acolhem cerca de 3.500 participantes, entre eles adultos, crianças, idosos e portadores de necessidades especiais. O São Cristóvão Saúde proporciona, também, atendimento médico-hospitalar, incluindo consultas, exames e procedimentos cirúrgicos a essas entidades.

Outro exemplo deste processo de integração social é o “Passeio a Pé”. A ação realizou a sua 16ª edição e tem o intuito de incentivar a prática de atividades físicas em prol da saúde, bem-estar e qualidade de vida. O percurso de 3,5 km é feito pelas ruas da Mooca, com direito a trio elétrico que anima o público presente. A atividade, além de proporcionar os cuidados com a saúde, também arrecada doações de alimentos não perecíveis, que compõe a cesta de alimentos mencionada acima, sendo estes destinados às instituições assistidas pela ”Ação Social”.

O Grupo São Cristóvão Saúde, pensando na promoção e capacitação profissional de seus colaboradores e da comunidade, promove, anualmente, diversos cursos, palestras, simpósios sobre amplas especialidades, incluindo o Prêmio Administrador Hospitalar Américo Ventura. Essa premiação consiste em fomentar a pesquisa científica em busca da excelência da qualidade e do aprimoramento técnico. São dezenas de trabalhos de múltiplas áreas Institucionais, que passam por processo seletivo, sendo resumo, apresentação ao Orientador Científico e apresentação final para Banca Examinadora, composta por profissionais renomados, que analisam os critérios: Explanação do Trabalho, Apresentação Visual, Conteúdo e Metodologia, Importância Prática e Criatividade. Os pôsteres permanecem em exposição na Unidade I do Centro Ambulatorial Américo Ventura, onde beneficiários, familiares, fornecedores, médicos, colaboradores e terceirizados têm a oportunidade de se inteirar sobre os trabalhos científicos desenvolvidos pelos profissionais.

A Instituição também possui os grupos de Pintura e Coral. As aulas de Pintura são oferecidas dentro das dependências do Hospital e Maternidade e o Coral São Cristóvão se apresenta, semanalmente, na Unidade I do Centro Ambulatorial Américo Ventura e em alguns pontos do Hospital e Maternidade São Cristóvão. O Coral também já foi convidado a se apresentar em alguns eventos regionais e festival de inverno, reunindo mais de 3.500 pessoas.

As ações filantrópicas, em parcerias com diversos municípios, abrangem milhares de pessoas das cidades de São Paulo, Araçariguama, Rio Grande da Serra, Taboão da Serra, Embu-Guaçu, Campos do Jordão e São Caetano do Sul. Cada município assistido possui programas diferenciados para atendimento, por meio de exames laboratoriais, consultas, cirurgias, tratamentos, serviço de diagnóstico, cursos, contratação de profissionais para atendimento médico, enfermagem, farmacêutico e educadores, auxiliando na saúde da população em geral.

Com relação aos eventos externos, o São Cristóvão apoia grandes festejos do calendário oficial do bairro da Mooca e diversas programações de parceiros adjacentes, através de cessão de ambulâncias para atendimento assistencial, se necessário, “Ação Saúde”, com aferição da pressão arterial, teste de glicemia, profissionais a postos para sanar dúvidas sobre patologias, distribuição de materiais com dicas de saúde, todos oferecidos gratuitamente e com a finalidade de multiplicar informações importantes, prevenindo possíveis doenças.

As campanhas internas de prevenção, como Outubro Rosa, Saúde da Mulher, Novembro Azul, Campanha de Combate ao Diabetes, Prevenção ao Câncer, Doenças Respiratórias, Hipertensão Arterial, Alcoolismo,Tabagismo, entre outros, são algumas das ações promovidas pelo Grupo São Cristóvão, trazendo orientações, cuidados necessários, importância do diagnóstico precoce, material informativo sobre: O que é a doença; quais os sintomas; como é feito o diagnóstico; formas de prevenção; tratamento e fatores de risco. Além disso, profissionais da saúde permanecem a postos para realizar todo o procedimento assistencial (quando necessário), além de sanar dúvidas e informar o conteúdo dos panfletos informativos.

O Centro de Reabilitação e Prevenção à Saúde, através do PRO Ativa (Programa de Reabilitação e Orientação Ativa), possui atividades voltadas à comunidade. Uma delas é a Dança Sênior, cujo objetivo principal é o de ser coadjuvante a fisioterapia, além de prevenir o sedentarismo, os males causados pela idade, estímulo à sociabilização e melhora da qualidade de vida. Outros programas também incluem: caminhada, aulas de zumba, alongamento, ginástica localizada, lian gong, técnicas de ioga e relaxamento, coro terapêutico, dança mix e pilates solo, este último feito por meio da Clínica de Fisioterapia.

O Grupo São Cristóvão atua na orientação e prevenção, pois acredita que o conhecimento sobre a doença e a importância de manter a qualidade de vida só traz benefícios para a saúde.

Artigo Anterior Kit bicombustível se destaca como nova tecnologia para a economia de energia em hospitais
Próximo Artigo Análise de dados estatísticos e financeiros orienta a tomada de decisões assertivas no Hospital Evangélico de Londrina