Santa Casa de Belo Horizonte (MG) inaugura ambulatório de oncologia pediátrica


A Santa Casa de Belo Horizonte inaugurou, nesta quinta-feira (18), um novo ambulatório de oncologia pediátrica. A adaptação do espaço que vai atender 300 crianças e adolescentes – o dobro da capacidade anterior – custou cerca de R$ 500 mil. A inauguração acontece em meio a uma crise financeira sem precedentes na história da instituição, que teve 430 leitos fechados e luta para manter as atividades diante de um atraso de R$ 27 milhões em repasses.

Segundo o provedor do hospital, Saulo Coelho, a manutenção dos serviços no novo espaço está garantida apesar da crise. Ele explica que o setor está dentro dos locais prioritários da unidade de saúde. “Esse novo ambulatório só deixaria de funcionar se o hospital fechasse completamente, mas não acredito que o poder público vá permitir que isso aconteça”, afirmou.

O ambulatório de oncologia pediátrica da Santa Casa de BH terá três consultórios, espaços Teen e Kids, dentre outros ambientes. No setor, além da assistência necessária no tratamento a pacientes que lutam contra o câncer, incluindo as consultas, serão realizados trabalhos de apoio emocional, social e recreação. Um espaço específico para quimioterapia também funcionará no local.

Para o médico responsável pela unidade, Joaquim Caetano Aguirre, o atendimento mais humanizado é o principal ganho que a nova unidade trará para o público do hospital. Ele explica que a própria concepção do ambulatório faz com que o paciente se sinta mais à vontade.

“O espaço foi construído com essa ideologia, tem plotagens e desenhos nas paredes e no teto. Isso permite que o paciente que frequenta a quimioterapia tenha mais conforto. Quando você melhora a infraestrutura, você melhora os resultados”, afirma Joaquim Aguirre.

O ambulatório pediátrico da Santa Casa funcionará no Hospital São Lucas, no Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte. A unidade é fruto de uma parceria entre o Instituto Ronald McDonald, a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE) e a Fundação Sara Albuquerque Costa.

Artigo Anterior DIRETO DA REDAÇÃO – EnerSolar+Brasil 2017
Próximo Artigo Jornalistas do GM trazem destaques da semana direto da Hospitalar

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.