Home / Saúde Online / Santa Casa da Bahia conquista certificação de excelência do serviço de hemodinâmica

Santa Casa da Bahia conquista certificação de excelência do serviço de hemodinâmica

Hospital Santa Izabel é o primeiro do estado a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista. O selo só contempla seis hospitais do país

A Santa Casa da Bahia alcançou mais uma conquista pioneira. O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel recebeu a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista.

O selo diamante, conferido pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) em parceria com o IQG – Health Services Accreditation é focado na excelência do processo, monitorando os resultados, utilizando as melhores evidências científicas e demonstrando a estrutura de forma sistêmica, assim como a segurança dos serviços, a qualidade da assistência e a melhoria dos processos.

A visita dos representantes da instituição certificadora ocorreu nos dias 30 de outubro e 1º de novembro. Na ocasião, a instituição foi informada que atendeu ao padrão Diamante, considerado o nível máximo de qualidade. O selo ainda certifica e avalia as estruturas organizacional, de atendimento e de apoio, além dos serviços de apoio ao diagnóstico, aplicação de recursos, meio ambiente e desempenho e resultados assistenciais. No Brasil, existem seis serviços de hemodinâmica certificados.

Para obter esse selo de excelência, o Serviço de Hemodinâmica do Santa Izabel, que está prestes a completar a expressiva marca de 100 mil procedimentos e foi batizado com o nome do renomado cardiologista Heitor Ghissoni de Carvalho, passou por amplo processo de avaliação, treinamentos, adaptações, aquisições de novas tecnologias e estruturação da equipe de profissionais.

Na prática, quem ganha com essa conquista é a população baiana. “Esse selo reforça a altíssima qualidade com que os pacientes são assistidos no nosso serviço. Ele também reflete o contínuo e profícuo trabalho de melhoria que o hospital vem passando”, diz o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.

Essa recente conquista soma-se à acreditação por excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) alcançada pelo Hospital Santa Izabel no ano passado.

Reconhecimento

O coordenador da unidade, o cardiologista José Carlos Brito, também se declarou exultante com a conquista. “Para nós, pupilos de Heitor Ghissoni de Carvalho, pioneiro da especialidade na Bahia e ainda brilhando como médico atuante, é motivo de muita honra e regozijo participar de um Serviço tão qualificado e reconhecido nacionalmente”, diz Brito, agradecendo aos médicos, enfermeiros e técnicos que atuam e engrandecem o setor. “Importante registrar ainda o apoio que recebemos das diretorias que passaram pelo Hospital Santa Izabel, ressaltando o apoio da diretoria atual e do provedor Roberto Sá Menezes. Parabéns a todos que fizeram parte dessa história”, completou.

Unidade pioneira a funcionar na Bahia, o Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Santa Izabel conta com três equipamentos de angiografia. É o único do Norte Nordeste do país com programa de residência médica. Na unidade, pacientes do SUS, operadoras de saúde e particulares realizam procedimentos cardiológicos terapêuticos e diagnósticos, a exemplo de angioplastia, implante percutâneo, USG coronariana, cateterismo, arterectomia, dentre outros.

Sobre

Veja também

Telemedicina no Sul do país, nova superintendência do HAOC e Santa Joana conquista JCI são os destaques do Direto da Redação

  O Direto da Redação traz os seguintes destaques da semana: Hospital e Maternidade Santa …