Santa Casa da Bahia conquista certificação de excelência do serviço de hemodinâmica


Hospital Santa Izabel é o primeiro do estado a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista. O selo só contempla seis hospitais do país

A Santa Casa da Bahia alcançou mais uma conquista pioneira. O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel recebeu a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista.

O selo diamante, conferido pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) em parceria com o IQG – Health Services Accreditation é focado na excelência do processo, monitorando os resultados, utilizando as melhores evidências científicas e demonstrando a estrutura de forma sistêmica, assim como a segurança dos serviços, a qualidade da assistência e a melhoria dos processos.

A visita dos representantes da instituição certificadora ocorreu nos dias 30 de outubro e 1º de novembro. Na ocasião, a instituição foi informada que atendeu ao padrão Diamante, considerado o nível máximo de qualidade. O selo ainda certifica e avalia as estruturas organizacional, de atendimento e de apoio, além dos serviços de apoio ao diagnóstico, aplicação de recursos, meio ambiente e desempenho e resultados assistenciais. No Brasil, existem seis serviços de hemodinâmica certificados.

Para obter esse selo de excelência, o Serviço de Hemodinâmica do Santa Izabel, que está prestes a completar a expressiva marca de 100 mil procedimentos e foi batizado com o nome do renomado cardiologista Heitor Ghissoni de Carvalho, passou por amplo processo de avaliação, treinamentos, adaptações, aquisições de novas tecnologias e estruturação da equipe de profissionais.

Na prática, quem ganha com essa conquista é a população baiana. “Esse selo reforça a altíssima qualidade com que os pacientes são assistidos no nosso serviço. Ele também reflete o contínuo e profícuo trabalho de melhoria que o hospital vem passando”, diz o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.

Essa recente conquista soma-se à acreditação por excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) alcançada pelo Hospital Santa Izabel no ano passado.

Reconhecimento

O coordenador da unidade, o cardiologista José Carlos Brito, também se declarou exultante com a conquista. “Para nós, pupilos de Heitor Ghissoni de Carvalho, pioneiro da especialidade na Bahia e ainda brilhando como médico atuante, é motivo de muita honra e regozijo participar de um Serviço tão qualificado e reconhecido nacionalmente”, diz Brito, agradecendo aos médicos, enfermeiros e técnicos que atuam e engrandecem o setor. “Importante registrar ainda o apoio que recebemos das diretorias que passaram pelo Hospital Santa Izabel, ressaltando o apoio da diretoria atual e do provedor Roberto Sá Menezes. Parabéns a todos que fizeram parte dessa história”, completou.

Unidade pioneira a funcionar na Bahia, o Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Santa Izabel conta com três equipamentos de angiografia. É o único do Norte Nordeste do país com programa de residência médica. Na unidade, pacientes do SUS, operadoras de saúde e particulares realizam procedimentos cardiológicos terapêuticos e diagnósticos, a exemplo de angioplastia, implante percutâneo, USG coronariana, cateterismo, arterectomia, dentre outros.

Artigo Anterior Einstein comemora 30 anos de transplante de medula óssea
Próximo Artigo Hospital Deolindo Couto (PI) inaugura consultório oftalmológico e 10 leitos de UTI