Salvador (BA) ganha Hospital da Mulher


O governador da Bahia, Rui Costa, inaugurou ontem o Hospital da Mulher Maria Luiza Costa dos Santos, em Salvador. Com investimento superior a R$ 40 milhões, o HM possui dez salas cirúrgicas e 136 leitos, sendo 97 destinados à internação, 10 para terapia intensiva (UTI) e 29 leitos para hospital-dia. O centro de diagnóstico foi equipado com tomógrafo computadorizado, mamógrafo, ultrassom, doppler scan, raio-X e laboratório 24 horas. O hospital tem capacidade para realizar 9 mil consultas e mil cirurgias por mês.

A unidade, que começa a receber pacientes para internamento nesta sexta (13/01), e abre totalmente na segunda (16/01), é um hospital de regulação, ou seja, que receberá pacientes encaminhadas e oferecerá atendimento nas especialidades de ginecologia, oncologia, mastologia, reprodução humana e violência sexual.

“Esse não é um hospital de porta aberta. Quem vier aqui para marcar uma consulta não vai ser atendida. É preciso que essa mulher se dirija a uma unidade básica de saúde do seu município, faça uma consulta e a partir de lá seja agendada (para o HM)”, explica o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. O HM tem uma emergência, para casos especiais. “Em casos de emergência ginecológica, teremos um pronto atendimento de 24h aqui, principalmente de violência sexual”, completa o secretário.

Segundo o governador, o HM será um hospital de alta rotatividade, com poucos internamentos. “Aqui não será um hospital para ter pacientes de longa duração ou pacientes crônicos. Por isso tem dez salas cirúrgicas, queremos fazer muitas cirurgias. A partir delas, as mulheres poderão seguir seu tratamento (em outros lugares)”, informa.

Artigo Anterior Hospital dos Estivadores é reinaugurado em Santos (SP)
Próximo Artigo Ministério da Saúde ratifica a BP como hospital de excelência apto a integrar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS)