Home / Health ARQ / Infraestrutura / Projeto hidráulico do Centro Médico do RibeirãoShopping incorpora bombas e trituradores sanitários eficientes e de instalação simplificada

Projeto hidráulico do Centro Médico do RibeirãoShopping incorpora bombas e trituradores sanitários eficientes e de instalação simplificada

Localizada no interior do estado de São Paulo, Ribeirão Preto (SP) é um polo regional de compras e de saúde. Em breve, os moradores e visitantes da cidade poderão tanto fazer compras como buscar serviços médicos no mesmo espaço. O maior shopping do município, o RibeirãoShopping, está construindo um Centro Médico com 32 clínicas e um Hospital Dia.

A obra, que está em etapa de execução, é a 9ª expansão do shopping e deverá ser inaugurada ainda neste ano. Quando ficar completamente pronto, o Centro Médico terá quase 12 mil m² de área construída.

O complexo está sendo erguido em uma área que era ocupada por um estacionamento, acima da 8ª expansão. A Multiplan – empresa que gerencia o RibeirãoShopping – está investindo no projeto cerca de R$ 30 milhões, mas o valor total do investimento, incluindo o aporte das clínicas nas obras e nos equipamentos, deverá se aproximar dos R$ 80 milhões.

A obra

Na execução do projeto de instalação do Centro Médico, a Multiplan adotou uma tecnologia moderna para superar alguns desafios impostos pelas características da obra.

Como o novo prédio está sendo construído sobre um estacionamento, existem dificuldades na instalação de banheiros e lavatórios, uma vez que o sistema convencional exige que o piso seja quebrado para a colocação das tubulações hidráulicas.

A intervenção traria transtorno às lojas situadas abaixo da construção, uma vez que o forro do teto de seus estabelecimentos teria de ser aberto para a instalação de tubulações, acarretando o vai e vem de trabalhadores – mesmo que no período noturno – e gerando muita sujeira, entre outros incômodos.

Para superar estes problemas, os projetistas da Soeng Projetos – empresa responsável pelo projeto hidráulico – e os arquitetos da RAF Arquitetura  apresentaram para a Multiplan uma solução eficiente e que ganha cada vez mais espaço no Brasil:  as bombas e os trituradores sanitários da Sanitrit.

“Esta é uma solução que permite instalar vaso sanitário, banheiro ou cozinha onde for necessário, e sem grandes obras”, relata Xavier Desrousseaux, diretor da SFA Sanitrit Brasil.

Inovação

Segundo o executivo, os produtos Sanitrit implantados na obra do Centro Médico do RibeirãoShopping podem ser aplicados a diferentes situações, como na criação de uma suíte em um dormitório; na instalação de uma copa em um escritório; ou na transformação de um closet em um lavabo.

“São soluções inovadoras, simples e econômicas, que permitem a instalação de equipamentos sanitários e de pias onde se pretende, mesmo em ambientes sem condições de evacuação por escoamento gravitacional”, afirma.

Para instalar a solução no banheiro, é necessário colocar um vaso sanitário com saída horizontal. Ao implantar a Sanitrit, instala-se um triturador por trás do vaso, que automaticamente tritura os desejos, incluindo papel higiênico.

“O equipamento recebe as águas residuais e, como é dotado de uma bomba trituradora com lâminas, tritura os dejetos que eventualmente são escoados, reduzindo-os praticamente ao estágio líquido.  Desta forma, tudo o que é evacuado tem condições de ser encaminhado, sem problemas, até o esgoto, passando por um tubo de 32 mm”, explica Desrousseaux.

No entanto, para que este líquido chegue a um ponto de esgoto distante, ele é bombeado por estações elevatórias que têm condições de elevá-lo a uma altura de até 6 m, percorrendo depois, na horizontal, uma distância de até 50 m.

“Assim, conseguimos viabilizar banheiros e pias sem fazer escavação no piso e instalando uma tubulação aérea para transportar o esgoto. E é um sistema compacto e fácil de ser embutido dentro de paredes de drywall ou dentro de gabinetes, preservando a estética dos projetos arquitetônicos. A estrutura é eficiente e fica bem escondida”, salienta Desrousseaux.

Especificamente no Centro Médico do RibeirãoShopping, todas as 32 salas vão utilizar dos aparelhos da Sanitrit, instalados em banheiros e lavatórios. A Multiplan também instalou 4 estações elevatórias da empresa (a Sanicubic 2 Classic), criando 4 conjuntos de 8 banheiros públicos.

Projeto hidráulico

Na execução do Centro Médico, a Engemec – responsável pelo gerenciamento da obra -, envia para a Sanitrit o projeto de cada sala. “Desta forma, avaliamos o projeto hidráulico e verificamos se foi bem projetado, de acordo com as regras de instalação dos nossos aparelhos.”

A SFA Sanitrit faz o fornecimento dos equipamentos de acordo com o projeto hidráulico de cada sala. “Não fazemos a instalação, quem faz é a construtora, mas passamos todas as orientações aos encanadores que farão este trabalho”, diz Desrousseaux.

Conforme destaca o executivo, a proposta da Sanitrit é sustentável, uma vez que não gera resíduo, evita o desperdício de material e não requer o quebra-quebra comum das obras no Brasil.

Outro benefício é que a solução dispensa manutenção. “Apenas requer providência quando algum usuário joga um corpo estranho no vaso, como pedaço de madeira, fio dental etc. Neste caso, basta entrar em contato com a assistência técnica da nossa empresa para que façamos a retirada do corpo estranho.”

Menor incômodo

De acordo com Desrousseaux, este é um método novo no Brasil. “No país, o normal ao se fazer uma instalação hidráulica é quebrar o piso e escavar. O resultado são vários transtornos. Por isso, a Multiplan decidiu utilizar o sistema da Sanitrit quando soube de suas vantagens.”

Como o sistema permite montar um banheiro, um lavatório ou uma cozinha, de forma prática, rápida e sem precisar mexer na estrutura, evita fazer barulho ou sujeira. “Para hospitais, isso é interessante, porque uma obra neste tipo de espaço não pode comprometer a rotina da instituição”, afirma Desrousseaux.

Segundo ele, atualmente, cerca de 15% das instalações da empresa são na área de Saúde. “Nosso foco é crescer mais neste segmento”, acrescenta.

Os aparelhos da Sanitrit já foram instalados em vários hospitais, como o Aliança, na Bahia, o Hospital das Américas, no Rio de Janeiro, e o Hospital Vila Lobos, em São Paulo. Atualmente, a solução está sendo empregada em um projeto no Sírio-Libanês.

Independente do segmento, as soluções da empresa se encaixam bem em projetos de ampliação, de reforma e de mudança de layout. A SFA Sanitrit Brasil é filial de uma empresa francesa que é líder mundial neste tipo de tecnologia. “Inventamos este sistema há mais de 60 anos e, hoje, temos pelo mundo um total de 25 filiais, com presença no Brasil há dois anos e meio.”

As perspectivas da empresa para a atuação no Brasil em 2017 são positivas. “Estimamos dobrar os nossos negócios neste ano”, finaliza Desrousseaux.

Matéria publicada na 23ª edição da revista HealthARQ.

Sobre

Veja também

Hospital Materno Infantil (PR) recebe equipamentos e inaugura leitos

O secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, também esteve em Apucarana na manhã de …