Plataforma digital une paciente e médico por geolocalização


Atualmente, cerca de 160 milhões de brasileiros dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) para ter acesso à tratamento médico, realizar consultas e exames. Nos últimos anos, com a queda no número de empregos formais e a saída em massa de cerca de 2 milhões de beneficiários da saúde suplementar, o mercado começou a testemunhar novos modelos de negócio relacionados ao setor, como é o caso da startup Vida Class, uma plataforma, criada em 2014, com a proposta de unir pacientes e médicos por geolocalização.

Com o objetivo de promover acesso a serviços de saúde a preços competitivos para população que não possui convênio médico, ou planos restritos à internação e mergência a startup disponibiliza serviços em diversas especialidades, bem como exames laboratoriais e de imagem, sem que o usuário tenha que pagar qualquer mensalidade ou uma taxa de adesão, desenbolsando apenas uma taxa administrativa na hora de marcar o procedimento.

Para o CEO da startup,Vitor Moura, a criação da Vida Class pode ajudar a diminuir as filas do SUS, onde a população chega a aguardar meses para realizar uma consulta ou exame. “Você passa de meses a anos para ser atendido e enquanto isso acontece, as doenças estão se agravando e esses brasileiros são esquecidos e morrem nas filas. Portanto, dar acesso rápido a um exame e uma consulta acelera diagnóstico.”

A plataforma, que pode ser acessada via site ou de um aplicativo, foram desenvolvidos internamente. O atendimento ao cliente é feito por chat e e-mail e,para agendamento a startup desenvolveu um sistema automático que trabalha em conjunto com uma URA. O sistema liga imediatamente para o cliente e prestador quando há um agendamento no site para confirmar data e horário. Além disso, caso a necessidade do cliente não seja atendida pelos meios digitais, um call center é acionado.

“O usuário realiza o cadastro de forma gratuita, e pode fazer a busca pelo serviço que precisar: consultas médicas ou exames à sua escolha e ainda com filtro por preço ou proximidade”, acrescenta Moura. Ao todo, são realizados três diferentes serviços: agendamento de consultas, agendamento de exames e descontos em farmácias por intermédio do Vida Class Farma, (atualmente em mais de 22 mil farmácias em todo o Brasil. No entanto, para que os clientes sejam beneficiados com o serviço de farmácia, que também proporciona descontos, é necessário aderir a uma mensalidade, que tem como contrapartida um bônus mensal para celulares pré-pagos.

Com mais de 10 mil parceiros cadastrados, para consultas e exames, e uma cartei com 40 mil pacientes cadastrados, a expectativa da startup é aumentar para 50 mil o número de prestadores e 500 mil usuários cadastrados até o final de 2018.

Artigo Anterior Prêmio Líderes da Saúde Norte e Nordeste acontece durante a Feira HospitalMed
Próximo Artigo Pesquisa encontra ameaças de malware dentro de imagens