Home / Health ARQ / Arquitetura / Piauí dobrará número de leitos de UTI na rede hospitalar pública

Piauí dobrará número de leitos de UTI na rede hospitalar pública

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aumentou a oferta em assistência de alta complexidade para todo o estado. De dezembro de 2016 a janeiro de 2017, ja foram entregues 34 leitos de unidadede terapia intensiva, entre adulto e neonatal. Até o fim de 2018, a expectativa é que o Estado dobre o número, com a oferta de 150 leitos. Mais um importante avanço na saúde pública do Piauí, que investe na descentralização dos serviços de saúde, tornando possível o atendimento mais qualificado e mais próximo da população.

Atualmente, a rede hospitalar pública do Estado possui 130 leitos de Terapia Intensiva. Com as ações de expansão da assistência de média e alta complexidade, esse número irá mais que dobrar, alcançando 280 leitos, distribuídos nas quatros macrorregiões do Piauí.

“Com os leitos de UTI entregues, poderemos, por meio de unidades equipadas e profissionais capacitados, ter condições de aumentar a capacidade resolutiva dos hospitais. Esse é o projeto do Governo do Estado de descentralizar os serviços de saúde para oferecer atendimento especializado e mais ágil, para resolver os casos de maior complexidade sem necessidade de transferência para a capital”, afirma Francisco Costa, secretário de Estado da Saúde.

Serão ampliadas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e adulta, de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo). As unidades aumentarão a resolutividade dos hospitais, evitando a necessidade de encaminhamento para Teresina, no caso dos regionais e estaduais, e aumentando também a capacidade de atendimento na capital. A expansão se dá por meio de investimentos do Tesouro Estadual, emendas parlamentares e Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.

Ao fim de 2016 e começo de 2017, a Secretaria de Estado da Saúde entregou 10 leitos de UTI Neonatal no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba; quatro leitos no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina; e mais 10 no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras. E ainda, ao fim de janeiro, a entrega de 10 leitos neonatal no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano.

Para o primeiro trimestre de 2017, a Saúde entrega 10 leitos de UTI adulta no Hospital Regional Justino Luz e mais 10 leitos de UTI Neonatal.

Sobre

Veja também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …