Home / Saúde e Bem Estar / Alimentação / Ovo: Um grande aliado à saúde e bem-estar das pessoas, com baixo custo

Ovo: Um grande aliado à saúde e bem-estar das pessoas, com baixo custo

O “Dia Mundial do Ovo”, uma data comemorativa de âmbito global para chamar a atenção para os benefícios desta proteína para a saúde humana, é celebrado anualmente na segunda sexta-feira do mês de outubro que, neste ano, cai no dia 12/10.

Os ovos são muito nutritivos, ricos em aminoácidos, cálcio, sódio, iodo, selênio, colina e vitaminas (A, B, D e E) e contribuem para uma vida saudável à medida que reduzem o risco de doenças cardíacas, câncer de mama e de doenças oculares relacionadas à idade, além de ajudar a promover o crescimento e o envelhecimento saudáveis. O ovo é o alimento mais completo depois do leite materno.

Mas, além de nutritivos, os ovos são muito acessíveis do ponto de vista financeiro, um benefício que lhe confere grande potencial para alimentar a população mundial, cuja estimativa atual mostra que cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem com algum tipo de subnutrição. E, levando em consideração que a população mundial deverá aumentar em mais 3 bilhões de pessoas nos próximos 40 anos, a produção de alimentos suficientes para todos será um dos grandes desafios globais.

Engajada no desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta tecnologia aves de postura, a divisão de negócios de nutrição animal da DSM ressalta as qualidades nutricionais e a importância da produção de ovos. A tabela abaixo mostra os benefícios de cada nutriente dos ovos para a saúde das pessoas.

Ferro Necessário ao transporte de oxigênio no organismo, contribui para a produção de energia e ajuda a evitar a anemia.
Vitamina A Necessária para o desenvolvimento saudável das células, ajuda a manter pele e olhos saudáveis, na visão noturna e estimula o sistema imunológico.
Vitamina B2(Riboflavina) Ajuda a manter a saúde da pele e dos olhos.
Vitamina B5
(Ácido Pantotênico)
Importante para o metabolismo, para a liberação de energia dos alimentos e para o desempenho mental.
Vitamina B12 Necessária à formação de hemácias, mantém função adequada do sistema imunológico e ajuda a evitar doenças cardíacas.
Vitamina D Necessária para a saúde de dentes e ossos, é essencial para a absorção de cálcio pelo organismo e confere proteção contra alguns tipos de câncer e doenças autoimunes.
Vitamina E Ajuda a manter o sistema reprodutivo, nervos, músculos e a saúde e prevenção de doenças.
Folato Necessário para o desenvolvimento e manutenção de novas células, ajuda a proteger contra defeitos congênitos e é especialmente importante para mulheres grávidas.
Proteína Essencial para a formação e reparação de músculos, órgãos, pele, cabelos e outros tecidos do organismo e é necessária para a produção de hormônios, enzimas e anticorpos.
Selênio Retarda a degradação de tecidos corporais, protege o DNA, as proteínas e gorduras nas células contra danos oxidativos. É importante para a saúde do sistema imunológico e funcionamento da glândula tireoide.
Luteína & Zeaxantina Contribui para manter boa visão, ajuda a reduzir o risco de doenças oculares relacionadas à idade.
Colina É vital para a função de nervos e músculos e promove o desenvolvimento cerebral e função adequada da memória.
Iodo É necessário para a produção de hormônios da tireoide e é vital para a função normal da glândula tireoide.

Cuidados para o adequado consumo de ovos
Como qualquer alimento, é importante que se consuma ovos de procedência confiável, garantindo-se que o alimento esteja fresco e que tenha sido produzido com todos os cuidados necessários.

A produção brasileira de ovos brasileira é altamente tecnificada e de qualidade elevada. O Brasil tem mais de 130 milhões de aves poedeiras e as granjas seguem rigorosos padrões de nutrição, sanidade e manejo para garantir um alimento seguro, livre de contaminantes microbiológicos (bactérias) ou mesmo resíduos indesejáveis, como medicamentos. A compra e o consumo de ovos sem procedência confiável e com fiscalização representam alto risco à saúde, com possivilidade de intoxicações alimentares graves.

Ovos e a sustentabilidade
Outro aspecto muito importante é que a criação moderna investe pesadamente em fundamentos de sustentabilidade. A prioridade é a saúde e o bem-estar das aves, de modo que há controle contínuo de temperatura, umidade, qualidade da água e da ração, entre outros. O uso responsável de aditivos e o controle de resíduos é altamente regulamentado. Socialmente, o impacto positivo da avicultura de postura é enorme, gerando milhares de empregos e sustentando diversas famílias em toda a cadeia, desde a produção, transporte até a venda do produto.

A DSM possui um time de especialistas em nutrição e produdução de ovos, atuando de forma ativa e próxima dos granjeiros. Com isso, além dos produtos em sí, a empresa fornece conhecimento e desenvolvimento de competências, contribuindo com o desenvolvimento da cadeia como um todo. Na semana entre 8 a 12 de outubro, dia mundial do ovo, a empresa promove diversas atividades internas para estimular a reflexão da equipe e o orgulho por contribuir com a produção deste alimento tão importante à população mundial.

Sobre

Veja também

10 aspectos relevantes da dieta Dash

1. O que é a dieta Dash? A dieta Dash é um padrão alimentar saudável …