Home / Health ARQ / Arquitetura / Nova área de pronto-socorro do Incor, do Hospital das Clínicas da USP, é inaugurada

Nova área de pronto-socorro do Incor, do Hospital das Clínicas da USP, é inaugurada

Com investimentos de R$ 15,6 milhões, foi inaugurada nesta quinta-feira (27) pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin a nova área de pronto-socorro do Instituto do Coração (Incor), unidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), a Emergência Referenciada.

A entrega da unidade de pronto atendimento faz parte das obras em andamento do Bloco III do Incor. “Estamos investindo R$ 58 milhões nas obras e reforma do sétimo andar, que se dedica à área de cardiologia e enfermagem, e do 8º andar, que é a área de pneumologia e cirurgia cardiovascular, leitos de UTI, e um bloco novo com pronto-socorro. Aqui é urgência e emergência referenciada para casos graves e um dos melhores serviços do mundo, cem por cento gratuito”, disse Alckmin.

Com 6.300 m² de área total, o Bloco III, quando concluído, vai interligar fisicamente a emergência do Incor com outros serviços de apoio ao diagnóstico e à terapêutica, como o Serviço de Hemodinâmica, Tomografia, Ressonância Magnética e Centro Cirúrgico.

“Aqui nós teremos, no mesmo pronto-socorro, cirurgia, colocação de marca-passo, hemodinâmica, tudo no mesmo bloco, toda a parte de diagnóstico e rapidez. Rapidez na ação, o que faz toda a diferença, porque estamos falando da principal causa de morte no mundo, que é o coração e vasos sanguíneos”, disse Alckmin sobre as instalações do pronto-socorro.

Modernidade

A unidade de pronto atendimento do centro de cardiopneumologia do Incor, considerado o mais moderno da América do Sul, vai proporcionar ainda mais eficiência ao atendimento de emergências cardiológicas e pneumológicas graves e gravíssimas de pacientes que são transferidos de outras unidades de atendimento da Grande São Paulo e que necessitam de cuidados de maior complexidade.

A reforma e ampliação do espaço mantém a capacidade atual de 900 atendimentos/mês, porém com mais conforto para os pacientes e melhores condições de trabalho para as equipes médicas. Com área de 1.600 m², o pronto-socorro conta com local específico para serviços de radiologia, equipado com sistema de radioscopia, que vai tornar mais rápido e seguro procedimentos como as passagens de cateteres de longa permanência, eletrodos de marca-passo provisório, balão intra-aórtico, punções de emergência, entre outros.

Uma das consequências de maior impacto com a entrega das novas instalações é a redução do tempo porta-balão, que é o intervalo entre a chegada de um paciente de infarto e a abertura com sucesso da artéria coronária comprometida.

Sobre

Veja também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …