Home / Saúde Online / Mater Dei inaugura 1º Pronto-socorro oncológico de Minas Gerais

Mater Dei inaugura 1º Pronto-socorro oncológico de Minas Gerais

Com inovação e tecnologia que sempre foram inerentes à instituição, o Hospital Mater Dei Contorno inaugurou primeiro pronto-atendimento específico para pacientes com câncer de Minas Gerais e o segundo do Brasil, dentro de um hospital geral. O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, no Pronto-Socorro do Mater Dei Contorno para atendimento, adulto e pediátrico, de emergências oncológicas advindas do tratamento ou evolução da doença. Vale ressaltar que o Serviço está aberto para atender a pacientes, em caso de urgência oncológica, que realizam tratamento no Hospital Mater Dei ou em outros locais.

Com estrutura diferenciada e equipe especializada e multidisciplinar, o novo serviço vai atender a todos os níveis de complexidade oncológica, como: neutropenia febril (baixa de imunidade com quadro de febre associada), dor tumoral, toxicidades e complicações imediatas nas primeiras 24 horas e tardias do tratamento sistêmico e radioterápico ambulatorial, além de pacientes em cuidados suportivos e paliativos com necessidade específica de atendimento emergencial. “A ideia de fazer um pronto-socorro oncológico no Mater Dei, partiu do dr. Henrique Salvador (presidente do Hospital) para conferir melhoria na cadeia de atendimento ao paciente oncológico, oferecendo cobertura integral e estrutura apropriada para esses pacientes”, ressalta o coordenador do Centro de Oncologia da Rede Mater Dei de Saúde, Enaldo Melo de Lima. De acordo com o médico, a necessidade de investir neste novo serviço é pelo fato de que “os pacientes com neoplasias malignas apresentam quadros emergenciais específicos e secundários da própria doença ou do tratamento, sem a possibilidade de espera para o atendimento, devido ao risco iminente de complicações graves. Assim, o Pronto-socorro Oncológico irá suprir uma das maiores carências do setor em todo o país, permitindo o atendimento rápido às urgências oncológicas”.

O Pronto-socorro Oncológico conta com o suporte do novo Centro de Diagnóstico da Rede, no Mater Dei Contorno, e tem disponível aos pacientes o PET-CT. Aparelho reconhecido pela precisão em diagnóstico e monitoramento de tratamentos oncológicos, sendo o do Mater Dei com programas avançados de baixa dose de radiação para o paciente e melhor controle de captação de lesões disponíveis, que possibilita monitorar a efetividade dos tratamentos oncológicos como quimioterapia e radioterapia. Trata-se de uma tecnologia que detecta lesões e pequenos tumores que só seriam observados em técnicas separadamente. Até o final do ano, a Oncologia do Mater Dei vai inaugurar a Unidade de Transplante de Medula Óssea – TMO, que está em fase final de implantação.

Contemplando a filosofia de atendimento diferenciado, personalizado e humanizado a todos os pacientes, há 35 anos, o Mater Dei investe em pessoas e tecnologia de ponta e diversifica segmentos para promover a melhoria contínua no cuidado com a saúde e ser fiel à sua missão do “Compromisso com a qualidade pela vida”.

 

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …