Home / Saúde Online / Laboratório Emílio Ribas aprimora fluxos e gestão após conquista do selo de acreditação

Laboratório Emílio Ribas aprimora fluxos e gestão após conquista do selo de acreditação

Tomada a decisão de aperfeiçoar os padrões internos de qualidade, a diretoria médica do Laboratório Emílio Ribas, em  Fortaleza, iniciou o processo de ajustamento aos padrões nacionais e internacionais de Qualidade. Para tanto, os investimentos se concentraram em capacitação de colaboradores e na formação de auditores internos.

“No primeiro momento, contratamos uma consultoria que, juntamente com  nossos funcionários, auxiliaram na padronização dos processos e fluxos, bem como na elaboração da  documentação do Sistema de Gestão da Qualidade”, explica Germana Paixão, coordenadora de Qualidade do Laboratório Emílio Ribas.

Após a fase preparatória, foi solicitado junto aos órgãos acreditadores as auditorias de acreditação. “Desde então nossa gestão vem sendo alimentada e melhorada. Passamos por auditorias internas e externas periódicas de manutenção e renovação de certificação/acreditação.”

O sucesso de cada auditoria muito se deve a alta performance do laboratório. E para isso, a peça-chave está na educação continuada dos colaboradores que, segundo a gestão da Qualidade do Laboratório, tem importante relevância. “O principal desafio, já superado, foi o engajamento de todos os funcionários no sentido de internalizar os padrões de qualidade em todas as atividades diárias e fazer da Gestão de Qualidade uma atividade corriqueira e plenamente integrada no dia a dia do Laboratório. E investir no conhecimento deste corpo de funcionários é imprescindível para obtermos bons resultados.”

Os colaboradores participam ativamente de todos os processos que constituem o Sistema de Gestão da Qualidade do Laboratório. Por exemplo, na elaboração, atualização e treinamento de toda a documentação relacionada dos procedimentos operacionais padrões (POPs).

“Investimos em cursos externos de capacitação para que seja possível a incorporação e atualização de procedimentos. Temos uma equipe de 30 a 35 auditores internos que, anualmente, auditam todos os setores do Laboratório buscando identificar conformidades e oportunidades de melhorias. Também são realizadas reuniões setoriais para apresentar resultados de indicadores da qualidade e estabelecer planos de ações.”

A tecnologia também é um apoio para esta gestão de Qualidade, através do investimento em equipamentos de última geração e, assim, disponibilizar diagnósticos com alto índice de segurança e eficácia.

ISO e PALC

O Laboratório Emílio Ribas possui certificação pela Norma ISO 9001,  desde 2000, e pela Norma PALC/SBPC-ML (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos /Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial) desde 2002. O Laboratório também participa  de forma ininterrupta, desde 1991, do Programa de Proficiência em ensaios laboratoriais patrocinado pela SBPC-ML.

Matéria publicada na 47ª edição da revista HealthCare Management. Clique e confira. 

Sobre

Veja também

Telemedicina no Sul do país, nova superintendência do HAOC e Santa Joana conquista JCI são os destaques do Direto da Redação

  O Direto da Redação traz os seguintes destaques da semana: Hospital e Maternidade Santa …