Implantação de energia solar e gás natural no HC inicia nova etapa


A assinatura de memorando de entendimentos entre o Hospital das Clínicas da FMUSP e as empresas AES Eletropaulo, AES Tietê, Comgás e Ecogen Brasil – na quinta-feira (1º de junho) – marcou mais uma etapa de projeto de eficiência energética no Complexo HCFMUSP. O novo sistema tem previsão de implantação em 2018. Esse projeto – iniciativa da Secretaria Estadual de Energia e Mineração e da Secretaria de Estado da Saúde – contará com a cogeração de energia, através do uso de gás natural e geração de energia solar (fotovoltaica), permitindo economia de 10% nos gastos atuais de energia.

Estudos técnicos indicam que o Complexo HCFMUSP terá três plantas de cogeração, com potência de 5 megawatts, através das quais poderá modernizar o sistema de iluminação e produzir água gelada necessária para resfriamento do ar condicionado para todas as unidades. O projeto abrange o ICr, InCor, ICESP, IC, IOT, IPq, InRad, DCC – Departamento de Construções e Conservação; Prédio da Administração; Prédio dos Ambulatórios e Centro de Convenções Rebouças.

A solenidade de assinatura do memorando de entendimentos contou com a presença do Secretário Estadual de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles; o Secretário Estadual da Saúde,  David Everson Uip; o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira; a Chefe de Gabinete, Elizabeth de Faria; o Coordenador do NILO – Núcleo de Logística e Infraestrutura,  Marco Antonio Bego; o Diretor da Divisão de Construções e Conservação, Tulio Wertzner; e diretores das empresas AES Eletropaulo, AES Tietê, Comgás e Ecogen Brasil.

Artigo Anterior Renato Volponi, da EDP Renováveis, no 6o Encontro de Negócios da ABEEólica
Próximo Artigo BP recebe o Selo Sinasc padrão ouro por qualidade de dados

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.