Home / Healthcare Management / Ideias e Tendências / Hospital São Rafael recebe certificado de qualidade da Sociedade Europeia de Medicina Nuclear

Hospital São Rafael recebe certificado de qualidade da Sociedade Europeia de Medicina Nuclear

De acordo com o médico nuclear do HSR, Lucas Vieira, o certificado traz credibilidade e comprova que o HSR atua de acordo com práticas internacionais consideradas de alto padrão de qualidade, proporcionando, portanto, maior segurança ao paciente. Ainda de acordo com ele, deter o selo de qualidade gera tranquilidade aos médicos que encaminham os pacientes para o serviço de PET/CT do São Rafael. “Eles têm a certeza de que as informações geradas pelos exames podem ser correlacionadas com as evidências científicas e com altíssimo grau de confiança”, afirma.

Pioneirismo

O HSR foi pioneiro na instalação do equipamento PET/CT na região Norte-Nordeste. O Hospital participa ainda de projetos de cooperação internacional com a Agência Internacional de Energia Atômica – departamento da ONU responsável em promover a medicina nuclear no mundo.

Desde 2014, o HSR também colabora com o desenvolvimento de um software para gestão em medicina nuclear (Nuclearis), tendo já incorporado a inovação tecnológica, resultando em mais qualidade, segurança e menos radiação para os pacientes e trabalhadores.

Além desta conquista, no último ano o Hospital obteve a recertificação de Excelência pela ONA Nível III e a manutenção da Certificação por Distinção na TEV, pelo IQG.

Investimento em infraestrutura

Este último ano, foi um período de grandes desafios para o país, inclusive para a Saúde brasileira. Apesar disso, o Hospital São Rafael (BA) conseguiu dar passos importantes em sua gestão, proporcionando uma melhor qualidade de seu atendimento.

A atual ampliação pela qual o Hospital passa é prova disso. No ano passado, foi possível consolidar etapas significativas da expansão da Instituição, com o Edifício D. Luigi Verzé, uma edificação com 12 pavimentos, distribuídos em 13,3 mil metros quadrados.

A obra está sendo entregue por etapas, sendo a mais recente inaugurada em dezembro de 2016, a Unidade de Oncologia Ambulatorial, com Centro de Infusão de Quimioterapia e Imunobiológicos, com 21 boxes de quimioterapia.

O novo prédio abriga também a Unidade de Transplante de Medula Óssea, serviço que, no ano passado, atingiu a marca de 200 transplantes realizados.

Além do serviço de Oncologia, já estão em funcionamento no novo prédio uma UTI neurológica e os leitos de observação da emergência, instalados em boxes individuais, todos monitorizados, inseridos em uma estrutura ampla e humanizada. “O novo prédio já representa um incremento de 87 leitos ao HSR, sendo 56 apartamentos, 9 da UTI Neuro e 22 leitos de observação da unidade de emergência”, explica Alfredo Martini, diretor geral do Hospital, acrescentando que, após a finalização da obra, serão totalizados 100 novos leitos.

O diretor afirma ainda que a gestão está trabalhando em melhorias em todas as áreas do hospital, visando a ampliação da capacidade de atendimento e ainda mais acolhimento ao paciente. “A reforma da nossa Unidade de Emergência Adulto, por exemplo, deve ser entregue ainda no mês de agosto. Esta unidade está sendo totalmente reformada e receberá melhorias na infraestrutura, com novos equipamentos, instalação de novos serviços e muito mais conforto.”

BOX

Uma conquista imaterial, mas também muito importante para o HSR, foi ser pioneiro, no Brasil, na elaboração do seu próprio Chossing Wisely, que trabalha a reflexão do “menos é mais” na saúde, ou seja, fazer as escolhas de forma inteligente. “Criamos a nossa própria lista de avaliação diagnóstica e conduta terapêutica não necessárias, disseminada e discutida em toda a área assistencial. Dessa forma, estamos trabalhando o pensamento científico voltado para a eficiência médica”, explica Martini.

*Matéria publicada na 49ª edição da Healthcare Management. Clique aqui e confira a edição completa. 

 

Sobre daniele

Verifique também

Sidney Klajner, Lorena P. Pereira e Maria Lucia Capelo Vides no 100 Mais Influentes da Saúde

A cerimônia de premiação do 100 Mais Influentes da Saúde foi o grande encerramento da …