Home / Saúde Online / Hospital Português é o primeiro da Bahia a ser certificado com Acreditação Internacional Qmentum.

Hospital Português é o primeiro da Bahia a ser certificado com Acreditação Internacional Qmentum.

O Hospital Português agrega mais um feito inédito à sua história de 160 anos: é o primeiro hospital da Bahia a ser certificado com padrões internacionais de qualidade e segurança pela Acreditação Internacional Qmentum. Essa conquista insere a Instituição no grupo seleto de hospitais brasileiros 4% com alto padrão de desempenho assistencial. Atualmente, o hospital é um dos hospitais mais completos, modernos e com credibilidade no mercado da saúde nacional. A conquista desse lugar de referência tem bases no pioneirismo em procedimentos de alta complexidade, na assistência especializada e humanizada dentro de uma infraestrutura de grande porte, com equipes altamente qualificadas, corpo clínico misto referenciado e parque tecnológico de última geração. Agora, a chancela de nível Diamante da certificação Canadense coloca o Hospital em condições de igualdade com os centros de saúde internacionais.

Nos Estados Unidos, cerca de 90% dos hospitais possuem certificações de acreditação. No Brasil, ainda são poucas as organizações de saúde que investem voluntariamente no seguimento de protocolos assistenciais, visando aumentar a qualidade e a segurança no cuidado do paciente, segundo pesquisas. Para o presidente da Instituição, Orlando Manuel Cunha da Silva, a certificação consolida uma trajetória iniciada há quatro anos, com foco na efetivação de melhorias assistenciais alinhadas com os padrões internacionalmente reconhecidos. “É uma conquista de todos os profissionais do Hospital Português, que evidencia a competência do trabalho em equipe e o compromisso com a excelência dos serviços”, afirma.

A padronização do atendimento com o uso de protocolos foi um dos aspectos avaliados pelo grupo de auditores da representante brasileira da Acreditação Canadense, durante a visita de três dias no mês de junho às unidades do Hospital. Após conhecer 26 áreas de atendimentos e serviços, e de conversar com pacientes e familiares, representantes da comunidade, compradores de serviços de saúde, colaboradores, corpo clínico e a alta administração do Hospital, a equipe avaliadora identificou ainda outros pontos fortes na assistência ao paciente: a humanização no atendimento, o sentimento de valorização dos colaboradores, o uso de indicadores de qualidade para alcançar melhorias, a utilização do sistema Tasy como ferramenta de gestão e o forte engajamento das lideranças clínicas.

Para alcançar padrões internacionais nos processos internos – isto é, dispor de fluxos de trabalho que otimizam o tempo dos colaboradores e maximizam os resultados da assistência   foi preciso o hospital investir fortemente na qualificação das equipes multiprofissionais. Os últimos anos na Instituição foram marcados por uma série de ações de reforço das rotinas de segurança no cuidado do paciente, como a instituição dos Protocolos Gerenciados e Protocolos de Abreviação de Jejum. O Hospital também manteve todas as suas equipes empenhadas na utilização do avançado sistema de gestão Tasy tecnologia que integra a complexidade de informações da rotina hospitalar e todos os processos da gestão, gerando dados globais concisos para o controle gerencial, com ganhos efetivos para a assistência.

Sobre

Veja também

Telemedicina no Sul do país, nova superintendência do HAOC e Santa Joana conquista JCI são os destaques do Direto da Redação

  O Direto da Redação traz os seguintes destaques da semana: Hospital e Maternidade Santa …