Home / Saúde Online / Hospital do Maranhão registra aumento significativo de captação de córneas

Hospital do Maranhão registra aumento significativo de captação de córneas

Em apenas três meses, crescimento foi de 50% a mais em relação ao ano anterior

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), finalizou o primeiro trimestre com um dado positivo no que diz respeito a doação de córneas. Nos três primeiros meses de 2017, houve um aumento significativo na captação do tecido pelo Banco de Olhos da unidade. Durante todo o ano de 2016, foram captadas 172 córneas, enquanto que, até março deste ano, já foram registradas 92 captações, representando um acréscimo de 50%.

O Banco de Olhos tem papel fundamental para a eficácia na captação, ao zelar pela qualidade dos tecidos transplantados, buscando acompanhar todas as etapas de doação, processamento e acondicionamento dos tecidos. A equipe também é responsável pela busca ativa de doadores.

A chefe do Banco de Olhos da unidade hospitalar, vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Loutegardes Carvalho, destacou que um passo importante para o aumento dessas doações foi a maior integração dos profissionais de diversas instituições de saúde. Além disso, a estruturação ou implantação de Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) em vários hospitais do estado também contribuiu com esse crescimento.

“É um processo de intensa construção, no qual contamos com o desenvolvimento de atividades educativas voltadas aos profissionais de saúde e à sociedade na busca de uma cultura da doação, além de desmistificar informações errôneas sobre a doação de órgãos e tecidos”, concluiu.

Sobre

Veja também

Telemedicina no Sul do país, nova superintendência do HAOC e Santa Joana conquista JCI são os destaques do Direto da Redação

  O Direto da Redação traz os seguintes destaques da semana: Hospital e Maternidade Santa …