Home / Health ARQ / Arquitetura / Hospital Deolindo Couto (PI) inaugura consultório oftalmológico e 10 leitos de UTI

Hospital Deolindo Couto (PI) inaugura consultório oftalmológico e 10 leitos de UTI

Um consultório oftalmológico e 10 novos leitos de UTI no Hospital Deolindo Couto foram inaugurados em Oeiras (PI) pelo governador do estado, Wellington Dias, no dia 23 de janeiro. A construção da UTI contou com investimento de R$ 962.290,03, oriundos do Governo do Estado e para equipar, a Secretaria de Estado da Saúde contou com emenda do deputado federal Assis Carvalho e programa e projetos da Secretaria/Ministério da Saúde, no valor de R$ 1,8 milhões.

A prestação do serviço será semanal e o paciente terá acesso às consultas e exames no próprio hospital. Havendo necessidade de cirurgia, o usuário será encaminhado para a rede credenciada em Oeiras ou para Teresina.

O governador Wellington Dias ressaltou a importância dessa obra pra cidade de Oeiras: “Demos um passo importante não só para Oeiras mas para toda a região. Aqui, quando havia necessidade de um atendimento médico de maior complexidade era necessário o deslocamento até a capital. Agora com esses 10 novos leitos de UTI, dentro do projeto do Estado de descentralizar os serviços de saúde, é possível oferecer atendimento qualificado e mais ágil”, disse o governador, que também comemora o atendimento na área oftalmológica, ou seja, a garantia de poder fazer os exames médicos necessários em casos como catarata, miopia entre outros.

O Secretário de Saúde do Estado, Francisco Costa, falou sobre a implantação dos novos leitos e afirma que a implantação da UTI do Hospital Regional Deolindo Couto tem um papel importante para atender toda a região do vale do Canindé. Serão 10 leitos de UTI entregues, onde poderemos, através de uma unidade equipada e profissionais capacitados ter condições de aumentar a capacidade resolutiva daquele hospital. No complexo da Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Regional, vamos poder com a UTI para resolver os casos de uma complexidade maior, que anteriormente tinham que ser encaminhados para a capital, Teresina”, afirma Francisco Costa.

Para o médico Fabrício Pinheiro, o consultório oftalmológico e os novos leitos vão facilitar o acesso à saúde pela população de Oeiras. “Essa obra é um marco histórico na cidade de Oeiras. A cidade realmente precisava desses novos leitos pela demanda que temos aqui. Os leitos e o consultório oftalmológico vão ser um avanço para saúde pública em geral de toda a região”, diz.

Sobre

Veja também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …