Home / Health ARQ / Construção / Hospital da BM inaugura Centro Clínico esperado há 36 anos

Hospital da BM inaugura Centro Clínico esperado há 36 anos

O novo Centro Clínico do Hospital da Brigada Militar foi inaugurado ontem (25) pelo governador José Ivo Sartori. Marco histórico para a saúde dos militares e dos usuários do IPE, o Centro Clínico teve sua obra concluída depois de 36 anos e um custo total de aproximadamente R$ 4 milhões. A estimativa de atendimento é de 120 mil pessoas/ano.

Moderno complexo de atendimento, com 2.755m2, passa de nove para 24 consultórios, duas salas para cirurgias ambulatoriais, espaço reservado para farmácia 24h, clínica de vacinas, coleta de laboratório, radiologia e loja para produtos ortopédicos e instituto de Oncologia em parceria com o Hospital Mãe de Deus. Será dotado também de Instituto da Mulher, com ginecologia e obstetrícia, mastologia, instituto de doenças de pele, um pronto-atendimento em ortopedia e traumatologia, apto ao atendimento de todas as especialidades de trauma. Também já foram instalados dois novos elevadores para pacientes e macas com capacidade para 15 pessoas ou 1.500 kg de carga.

Para Sartori, a inauguração demonstra a qualificação da segurança e dos serviços essenciais oferecidos. “Este é um marco histórico que deve ser celebrado. Foram 36 anos desde o início das obras. O Centro Clínico vai aproximar a Brigada Militar da população”, afirmou.

O governador também citou a aprovação do projeto de lei, em 2016, que permite que todos os usuários do IPE busquem atendimento no Hospital da Brigada Militar e o chamamento de 24 novos oficiais de saúde, aprovados no último concurso. A última inclusão foi em 2006, portanto há 11 anos. “O Hospital da Brigada Militar já é referência pelo excelente serviço prestado e este Centro Clínico vem somar e qualificar ainda mais a estrutura de atendimento aos servidores públicos, especialmente os da segurança, que estão na linha de frente. Temos que cuidar sempre bem de quem arrisca a sua própria vida para cuidar das pessoas”, destacou.

A partir desta conquista na melhoria no sistema de saúde já estão em pleno andamento e serão entregues até o final do ano, uma moderna farmácia hospitalar, novos postos de enfermagem, ampliação do número de leitos da UTI de sete para 10, conclusão de uma unidade de cuidados especiais, entre outros serviços.

Segundo o comandante-geral da Corporação, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, “após muitos anos de trabalho, finalmente concluímos e estamos inaugurando hoje um moderno centro clínico, com capacidade para atender grande número de pessoas por ano, entre brigadianos e servidores públicos credenciados pelo IPE. “Estamos protagonizando a maior transformação no sistema de saúde nestes 120 anos de existência do hospital e até o ano que vem estaremos com outro sistema de saúde, mais moderno, objetivo, estruturado, ampliando cada vez mais”, afirmou.

Dal’Lago agradeceu ao governador Sartori por acreditar e apoiar a gestão que vem sendo aplicada. “Sobretudo por sua visão empreendedora de um estado novo e de instituições com alto grau de efetividade”, disse. Os recursos aplicados na obra são oriundos do governo do Estado, do custeio da Brigada Militar e do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP/SAÚDE).

Estiveram presentes na inauguração a primeira-dama e secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer; o chefe da Casa Militar, coronel Alexandre Martins; o secretário adjunto da SSP, coronel Everton Oltramari; o presidente do Ipergs, Otomar Vivian; deputado estadual Gerson Burmann; vereadora comandante Nádia, vereador André Carús; o subcomandante-geral da BM, coronel Mario Yukio Ikeda; e o chefe do Estado-Maior da BM, coronel Júlio César Rocha Lopes.

Sobre

Veja também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …