Hospital 9 de Julho promove II Curso em Cirurgia Robótica


o Hospital 9 de Julho (H9J), nos dias 11 e 12 de dezembro, o II Curso de Cirurgia Robótica do H9J. Entre os temas que serão debatidos estão a implantação da robótica em hospitais, a instrumentação em cirurgia robótica, a anestesia especializada para a técnica, entre outros. Interessados podem se inscrever pelo site www.h9j.com.br.

Desde dezembro de 2012, o Hospital 9 de Julho oferece aos seus pacientes o sistema robótico Da Vinci. Até novembro deste ano, foram realizadas 943 cirurgias utilizando a tecnologia no hospital. Entre os procedimentos realizados com mais frequência pela instituição estão cirurgia da obesidade (bariátrica) e a de câncer de próstata.

O curso será coordenado pelo Dr. Carlos Domene e pela Dra. Paula Volpe, ambos cirurgiões do aparelho digestivo especializados em robótica do Hospital 9 de Julho. Entre os palestrantes estão o Dr. José Luiz Capalbo, superintendente médico e cirurgião do aparelho digestivo, e a Dra. Regina Tranchesi, diretora técnica e infectologista também do H9J.

“Os procedimentos cirúrgicos evoluíram muito quando se fala em técnicas minimamente invasivas. O sistema robótico une o que há de mais moderno em tecnologia à experiência e destreza dos cirurgiões. Esse curso objetiva para capacitar os médicos nessa nova tecnologia”, afirma Dr. Carlos Domene.

Entre as especialidades que serão discutidas estão urologia, ginecologia, bariátrica, torácica, cabeça e pescoço e do aparelho digestivo. Mais informações no Centro de Estudos do Hospital 9 de Julho (Rua Peixoto Gomide, 527) ou pelo e-mail centrodeestudos@h9j.com.br.

Serviço

Onde: Auditório do Hospital 9 de Julho – Rua Peixoto Gomide, 545 – Mezanino.

Quando: 11 e 12 de dezembro, das 7h às 18h

Público-alvo: médicos e enfermeiros

Inscrições: www.h9j.com.br. As vagas são limitadas.

Valores: R$ 500. Residentes, associados Sobracil e médicos do corpo clínico do H9J: R$ 150.

Mais informações: Centro de Estudos do Hospital 9 de Julho (Rua Peixoto Gomide, 527) ou pelo e-mail centrodeestudos@h9j.com.br

 

Artigo Anterior Brasil cria primeiro remédio a partir de organismo vivo contra efeito de quimioterapia
Próximo Artigo Governo Federal lança plano de enfrentamento à microcefalia