Home / Health-IT / Tecnologia / Hemocentro no RS vai se comunicar com doadores de sangue por mensagem em celular

Hemocentro no RS vai se comunicar com doadores de sangue por mensagem em celular

Uma nova plataforma para envio de SMS para todos os doadores de sangue está sendo desenvolvida pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps) e a Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs). A novidade vai aperfeiçoar a comunicação com os doadores voluntários de sangue, utilizando como base de dados o Hemovida.

A ferramenta foi concebida inicialmente para agradecer a cada doador de sangue, que voluntariamente decide ajudar alguém que precisa de transfusão. A plataforma já foi finalizada e está na fase de testes.

A próxima etapa será enviar mensagens para avisar os homens, a cada dois meses, e as mulheres, a cada três meses, intervalo entre doações segundo o Ministério da Saúde, que já podem retornar ao Hemocentro para uma nova doação. A ferramenta permite ainda solicitar doação por tipo sanguíneo direcionando a campanha para tipos específicos, facilitando e agilizando a reposição do estoque.

“As mensagens permitem nos aproximar mais do doador, agradecer pelo ato de cidadania e solidariedade e informar da necessidade e prazos, colaborando para fidelização do doador”, explicou a presidente da Fepps, Neusa Kempfer.

O trabalho integra o projeto de atualização do uso das ferramentas de comunicação para captação de doadores de sangue desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e o Setor de Informática da Fepps, juntamente com o Setor de Captação de Doadores do Hemocentro.

Sobre

Veja também

Santa Casa de Valinhos implementa IoT em UTI

A Santa Casa de Valinhos, localizada no interior do estado de São Paulo, está implementando …