Home / Health ARQ / Arquitetura / Governo do Pará assina convênio para reforma e ampliação do Hospital de Irituia
Um dos municípios mais importantes da região nordeste do Pará, Irituia vai ganhar um hospital à altura dessa importância. Um convênio assinado nesta quinta-feira, 05, nesta quinta-feira, 05, e o governo do estado e a Prefeitura Municipal vai garantir a reforma e ampliação do Hospital Municipal de Irituia, referência para várias cidades da região. Articulado pelo Programa Municípios Sustentáveis, o convênio foi assinado no Palácio dos Despachos pelo governador Simão Jatene e a prefeita de Irituia, Carmelina Costa. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Márcio Miranda e o secretário estadual de Saúde, Victor Mateus, participaram da cerimônia. Ao lado deles, médicos, vereadores, lideranças comunitárias e usuários do hospital de Irituia lotaram um dos auditórios do palácio. FOTO: CRISTINO MARTINS / AG. PARÁ DATA: 05.04.2018 BELÉM - PARÁ

Governo do Pará assina convênio para reforma e ampliação do Hospital de Irituia

Um dos municípios mais importantes da região nordeste do Pará, Irituia vai ganhar um hospital à altura dessa importância. Um convênio assinado nesta quinta-feira (05) entre o governo do Estado e a Prefeitura Municipal vai garantir a reforma e ampliação do Hospital Municipal de Irituia, referência para várias cidades da região.

Articulado pelo Programa Municípios Sustentáveis, o convênio foi assinado no Palácio dos Despachos pelo governador Simão Jatene e a prefeita de Irituia, Carmelina Costa. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Márcio Miranda e o secretário estadual de Saúde, Victor Mateus, participaram da cerimônia. Ao lado deles, médicos, vereadores, lideranças comunitárias e usuários do hospital de Irituia lotaram um dos auditórios do palácio.

Esse foi o 23º acordo assinado com prefeituras participantes do Programa Municípios Sustentáveis na área de saúde. O convênio vai destinar R$ 2.061,891 para as obras, cabendo ao estado arcar com R$1.861,691 enquanto que a Prefeitura será a responsável pelo restante em contrapartida. Os recursos vão possibilitar a ampliação das duas áreas mais importantes do hospital: o pronto socorro e o bloco cirúrgico, que são essenciais no funcionamento do hospital que, inclusive, costuma receber vítimas de acidentes na Rodovia Belém-Brasília. “Vale ressaltar o empenho da prefeita, que por diversas vezes nos procurou, mostrando a importância dessa obra até consegui-la”, disse o secretário Victor Mateus. Emocionada,  Carmelina Costa disse que “o momento da assinatura do convênio foi muito sonhado”. E completou: “Temos de dar o melhor às pessoas e agora poderemos dar, com um hospital à altura da dignidade do povo de Irituia”.
Para o deputado Márcio Miranda, “olhar nos olhos da prefeita, sempre que reivindicava a obra e ver a real necessidade da reforma e ampliação do hospital, mexeu com minha alma de médico”. Ele ressaltou ainda outro papel importante do hospital. “Agora não teremos mais que transportar grávidas para outros municípios para terem seus filhos, porque o hospital estará maior, mais moderno e melhor equipado, ou seja, os filhos de Irituia nascerão e serão registrados no próprio município”, completou o deputado.

Já o governador Simão Jatene fez questão de ressaltar os responsáveis pelas obras do hospital. “Todos os agradecimentos desse convênio têm de ser feitos aos paraenses, porque a origem desses recursos que serão utilizados é o imposto pago pela população e é isso que precisamos recuperar’’, conclui

Sobre

Verifique também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …