Home / Healthcare Management / Ideias e Tendências / Fundação São Francisco Xavier investe em tecnologia de ponta na Hemodinâmica do Hospital Márcio Cunha

Fundação São Francisco Xavier investe em tecnologia de ponta na Hemodinâmica do Hospital Márcio Cunha

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) implantou recentemente, no Hospital Márcio Cunha (HMC), o Artis One, moderno equipamento de hemodinâmica de fabricação alemã. O aparelho, avaliado em mais R$ 1,5 milhão, irá proporcionar aos pacientes um atendimento com maior resolutividade, segundo a lógica dos níveis de complexidade (média ou alta), otimizando assim a eficiência do hospital e sua equipe.

O equipamento proporciona um ganho em qualidade de imagem e versatilidade para a realização dos procedimentos médicos minimante invasivos, como o Cateterismo Cardíaco e Angioplastia. Para Mauro Oscar Soares de Souza Lima, superintendente Geral de Hospitais da FSFX, ter a tecnologia trabalhando junto aos profissionais é fundamental para o sucesso na missão de salvar vidas. “O novo aparelho certamente qualificará ainda mais o atendimento que prestamos ao Vale do Aço e região. Trazendo benefícios para a população e ganho para a instituição”, afirma.

O novo aparelho permite maior conforto ao paciente, já que utiliza a dose mínima de radiação necessária sem comprometer a qualidade. Um dos ganhos foi para neurologia: o equipamento possui software para realização da angiografia cerebral (técnica utilizada para a detecção de anomalias dos vasos sanguíneos cerebrais) em 3D. A visualização dos vasos cerebrais em terceira dimensão facilita o diagnóstico e o planejamento do tratamento endovascular do aneurisma cerebral.

De acordo com Pedro Paulo Neves de Castro, cardiologista do HMC, a nova prótese (stent) está sendo fabricada com uma menor espessura metálica e, com isso, fica mais difícil de ser visualizada com os aparelhos convencionais. “Este novo equipamento, possibilita a equipe médica um aprimoramento computadorizado das imagens, chamado pelo fabricante de “Clear Stent” – ferramenta de visualização de stent que melhora a visibilidade mesmo em condições difíceis, esta nova técnica melhora os resultados clínicos, reduzindo as chances de complicações para o paciente”, explica.

O investimento da FSFX reafirma a qualidade dos serviços prestados pelo HMC, tendo a tecnologia a serviço da assistência fornecendo um atendimento completo e humanizado ao paciente.

Sobre

Veja também

Sidney Klajner, Lorena P. Pereira e Maria Lucia Capelo Vides no 100 Mais Influentes da Saúde

A cerimônia de premiação do 100 Mais Influentes da Saúde foi o grande encerramento da …