Home / Health ARQ / Construção / Fundação Mérieux inaugura laboratório de biologia molecular do Acre

Fundação Mérieux inaugura laboratório de biologia molecular do Acre

No dia 19 de Abril de 2016 será inaugurado, com a presença do Sr. Alain Mérieux, Presidente da Fundação Mérieux, o primeiro laboratório de biologia molecular do estado do Acre: o Laboratório Rodolphe Mérieux e o Centro de Infectologia Charles Mérieux, no Hospital das Clínicas de Rio Branco (AC). O centro é fruto do mais expressivo investimento em saúde pública realizado pela Fundação Mérieux no Brasil, cerca de 1 milhão de euros (ou R$ 4 milhões), e resultou de parceria com o estado do Acre, o HC de Rio Branco, a Universidade Federal da Bahia e a associação ambiental SOS Amazônia.

A Fundação Mérieux é uma fundação familiar independente, de origem francesa, presidida por Alain Mérieux e reconhecidamente de utilidade pública, engajada em levar investimentos em saúde para regiões remotas e carentes desse tipo de pesquisa.

A estrutura do centro, que conta com uma área de 400 m2, incluindo 245 m2 de laboratórios, tornará possível oferecer aos pacientes um diagnóstico de qualidade para a melhoria dos tratamentos de doenças tropicais, contribuir para a formação de estudantes em biologia clínica e doenças infecciosas e conduzir projetos que tratam de questões de saúde pública no Brasil.

O Laboratório Rodolphe Mérieux vai realizar testes de rotina, exames especializados para as hepatites ? um grande problema de saúde pública na região ?, bem como a vigilância das doenças infecciosas no contexto de programas de pesquisa. Este possui um laboratório com um nível elevado de biossegurança (P3), o único nesta região. Também inclui três laboratórios de nível P2 e áreas dedicadas à biologia molecular.

Sobre

Veja também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …