Fórum Latino-Americano do Einstein chega à terceira edição com debates sobre segurança do paciente e inovação nos hospitais


A terceira edição do Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com o IHI (Institute For HealthCare Improvement), vai reunir especialistas internacionais de 28 a 30 de agosto para debater grandes temas sobre qualidade e segurança na saúde. Com expectativa de reunir cerca de 2 mil participantes no WTC, em São Paulo, o Fórum promoverá debates simultâneos de questões como segurança do paciente, custo-benefício e melhoria da qualidade e inovação nos hospitais.

O evento reúne também o 4º Fórum de Líderes do Setor da Saúde, o 1º Fórum Internacional de Pesquisa e Inovação em Enfermagem, o 2º Simpósio Internacional de Experiência do Paciente, o 2º Simpósio Internacional sobre Fluxo do Paciente e o Mini Curso Ciência de Melhoria.

Entre os palestrantes internacionais está Tejal Gandhi, CEO da National Patient Safety Foundation, dos Estados Unidos. Ao lado do mexicano Enrique Ruelas, Professor e Diretor de Políticas Públicas e Sistemas de Saúde do Tecnológico de Monterrey, e de Antonio Capone, do Hospital Israelita Albert Einstein, ela falará sobre a criação de uma estrutura para a segurança do paciente.

Já Pierre Barker, vice-presidente do IHI, abordará as grandes intervenções para reduzir as cesarianas, entre elas o Projeto Parto Adequado (PPA) – projeto realizado pelo IHI, o Hospital Israelita Albert Einstein e a Agência Nacional de Saúde, que prevê o aumento de partos normais, uma mudança no modelo assistencial da gestante, melhorias na assistência obstétrica, além da humanização e educação de médicos e pacientes em prol de um diálogo que beneficie ambas as partes. Ao todo, 150 hospitais do Brasil participam do programa e durante o III Fórum, terão um lounge especial para discutir os resultados já conseguidos – o Lounge Triple Aim.

No Lounge também serão apresentadas novas metodologias e inovações para serem adotadas pelos hospitais entrantes.

O Einstein é o principal divulgador do Triple Aim no Brasil e America Latina – metodologia criada pelo IHI em 2007. A questão central está baseada na missão de melhorar a saúde e os sistemas de saúde ao redor do mundo, com foco na experiência do paciente, na saúde populacional e na redução de custos per capita.

Outro destaque da programação do Fórum será a palestra do educador físico Marcio Atalla, que apresentará seu projeto pioneiro que transformou a qualidade de vida dos moradores de Jaguariúna, no interior de São Paulo. Em 2016, Atalla mudou os hábitos diários de 39,4% da população da cidade, por meio de ações como caminhada coletiva, oficina de nutrição, orientações clínicas e treinamento de agentes de saúde.

 

Artigo Anterior 6 dicas para navegar com segurança nos dispositivos móveis
Próximo Artigo Muitas nuvens com possibilidade de TI híbrida

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.