Home / Health ARQ / Arquitetura / FIDI revitaliza área de diagnóstico por imagem do Hospital Infantil Márcia Braido

FIDI revitaliza área de diagnóstico por imagem do Hospital Infantil Márcia Braido

“Fundo do Mar” foi o tema escolhido para tornar os espaços mais acolhedores aos pacientes

A recepção principal, de raios X e a sala de raios X do Hospital Infantil Márcia Braido, em São Caetano do Sul, foram transformadas em um lúdico oceano para acolher pais e pacientes que precisam passar por exames. O projeto “Humanização em Hospitais”, inaugurado esta semana, foi realizado pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), responsável pela gestão do sistema de diagnóstico por imagem na rede pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Caetano do Sul e com o hospital.

Todo trabalho foi concebido em conjunto com a diretoria técnica do Márcia Braido e levou cerca de três meses para ser concretizado. O setor de Radiologia “Dr. Carlos Alberto Lopes” foi reformado para receber o envelopamento, realizado com adesivo vinílico em laminação fosca, sem odor e ecologicamente correto. Os espaços agora humanizados – que englobam também o fraldário – são adornados por peixes, baleias, siris, corais que colorem os ambientes e brilham os olhos de todos que aguardam atendimento.

A revitalização dos espaços incluiu nova climatização e a implantação de sistema de digitalização do raios x, que aboliu o processo analógico (revelação em filme) e agora disponibiliza as imagens dos exames internamente no PACS (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens) do hospital e na Central de Laudos da FIDI.

“Foram meses de bastante trabalho para promover um ambiente que entretém, acolhe e beneficia a todos os frequentadores, desde pacientes, funcionários, equipes médicas e enfermeiros. Queremos contribuir para a satisfação dos usuários da unidade e identificar gradativamente a relevância e a efetividade do projeto aos usuários. Quanto mais acolhedor o espaço, mais humanizado e efetiva é a realização dos exames”, comenta Anderson Ruzene, Superintendente de Operações da FIDI.

Sobre Juliana Ijanc

Verifique também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …