FIDI revitaliza área de diagnóstico por imagem do Hospital Infantil Márcia Braido


“Fundo do Mar” foi o tema escolhido para tornar os espaços mais acolhedores aos pacientes

A recepção principal, de raios X e a sala de raios X do Hospital Infantil Márcia Braido, em São Caetano do Sul, foram transformadas em um lúdico oceano para acolher pais e pacientes que precisam passar por exames. O projeto “Humanização em Hospitais”, inaugurado esta semana, foi realizado pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), responsável pela gestão do sistema de diagnóstico por imagem na rede pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Caetano do Sul e com o hospital.

Todo trabalho foi concebido em conjunto com a diretoria técnica do Márcia Braido e levou cerca de três meses para ser concretizado. O setor de Radiologia “Dr. Carlos Alberto Lopes” foi reformado para receber o envelopamento, realizado com adesivo vinílico em laminação fosca, sem odor e ecologicamente correto. Os espaços agora humanizados – que englobam também o fraldário – são adornados por peixes, baleias, siris, corais que colorem os ambientes e brilham os olhos de todos que aguardam atendimento.

A revitalização dos espaços incluiu nova climatização e a implantação de sistema de digitalização do raios x, que aboliu o processo analógico (revelação em filme) e agora disponibiliza as imagens dos exames internamente no PACS (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens) do hospital e na Central de Laudos da FIDI.

“Foram meses de bastante trabalho para promover um ambiente que entretém, acolhe e beneficia a todos os frequentadores, desde pacientes, funcionários, equipes médicas e enfermeiros. Queremos contribuir para a satisfação dos usuários da unidade e identificar gradativamente a relevância e a efetividade do projeto aos usuários. Quanto mais acolhedor o espaço, mais humanizado e efetiva é a realização dos exames”, comenta Anderson Ruzene, Superintendente de Operações da FIDI.

Artigo Anterior Governo do Pará assina convênio para reforma e ampliação do Hospital de Irituia
Próximo Artigo Governo de Sergipe inaugura Centro de Nefrologia, mas população encontra sala vazia