Família de aspiradores cirúrgicos DIAPUMP® Colibri da Fanem recebe certificação do INMETRO


Detail of a nurse uniform on a blue blurred background

Os oito modelos da linha de equipamentos eletromédicos, que dispõem de elevado poder de aspiração e são adequados a diversos ambientes hospitalares, já estão disponíveis para comercialização

A Fanem acaba de receber do INMETRO a certificação da sua família de aspiradores cirúrgicos inteligentes DIAPUMP® Colibri. O processo de certificação de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) atesta que a linha de equipamentos eletromédicos está em conformidade com requisitos de segurança, desempenho e usabilidade das normas aplicáveis. Com a obtenção deste selo, os oito modelos, DPS 60, DPM 40+, DPM 60, DPM 40, DPS 40, DPA 40, DPC 40 e DPCA 40, estão disponíveis para comercialização.

Este é o quarto equipamento adequado pela Fanem para a 3ª edição das normas IEC 60601 – NBR IEC 60601-1 (Segurança e Desempenho), NBR IEC 60601-1-2 (Compatibilidade Eletromagnética) e NBR IEC 60601-1-6 (Usabilidade). Esta nova edição das normas garante menores riscos ao paciente, operadores e ao meio ambiente. Para viabilizar a adequação foram demandados investimentos em capacitação da equipe de assuntos regulatórios e de engenharia.

A Família Colibri Diapump foi especialmente desenvolvida para execução de drenagens e aspiração de secreções e substâncias líquidas com diferentes densidades do organismo do paciente, com controle e monitoração da pressão de aspiração, permitindo assim a sucção adequada em cada tipo de aplicação. O desenho moderno e ergonômico, de grande funcionalidade, com comandos na parte superior para facilitar seu uso, permite ao operador trabalhar em postura ereta ou sentado.

Robustos, com elevado poder de aspiração que permite a utilização em grandes cirurgias e adequados a diversos ambientes hospitalares, laboratorial, veterinário, odontológico e clínica de estéticas, têm ainda como diferencial um alarme áudio visual que avisa quando os cabos dos sensores de nível de líquido estão desconectados ou rompidos. Sempre que ligados, os equipamentos reconhecem automaticamente os sensores, trazendo mais segurança à operação e ao paciente.

Os aspiradores contam ainda com sistemas de segurança anti- transbordamento e de comutação de frascos, características muito importante deste equipamento. Com capacidade para dois, três ou cinco litros, pode ter sua capacidade duplicada quando acoplado dois frascos adicionais.

A família DIAPUMP® Colibri conta ainda com funcionalidades de autoprogramação e painéis controles microprocessados e analógico. Pedais IPX8 protegem contra curto circuito e choques. Além de tudo isso, as alças frontal e traseira proporcionam mobilidade e facilidade de manuseio.

Artigo Anterior A atividade hospitalar e seus entraves tributários - Por Janssen Murayama
Próximo Artigo Adesão de brasileiros ao Mais Médicos chega a 99%