Home / Saúde Online / Em cinco anos, Into reduz pela metade fila de espera para cirurgias ortopédicas

Em cinco anos, Into reduz pela metade fila de espera para cirurgias ortopédicas

Quantidade de pessoas na espera pela intervenção cirúrgica no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia caiu de 21,2 mil para 11,7 mil

O número de cirurgias na lista de espera do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) caiu de 21,2 mil para 11,7 mil entre 2011 e 2016.

A instituição é responsável, atualmente, por 72,3% das cirurgias de traumato-ortopedia de alta e média complexidade realizadas no Rio de Janeiro (RJ) e por 54,4% das cirurgias desse tipo ocorridas no estado. A fila é dinâmica. No ano passado, as equipes do Into fizeram 9,1 mil procedimentos. Enquanto isso, outras 7 mil novas entraram na fila de espera.

As especialidades que mais concentram pacientes tiveram crescimento expressivos nos números das cirurgias entre 2011 e 2016. As cirurgias de coluna, por exemplo, tiveram aumento de 133% e as de quadril, de 98%. Os procedimentos de joelho aumentaram 62%.

Os resultados do trabalho para otimização do uso do centro cirúrgico e ampliação das cirurgias foram apresentados pela direção do instituto à Defensoria Pública da União, que havia participado de acordo para a redução da fila assinado com a Justiça Federal.

Com o trabalho realizado, hoje se sabe exatamente o número de pessoas que o Into tem a operar e como chamá-las de imediato, quando for o caso.

“Temos um esforço concentrado em otimizar a utilização do centro cirúrgico, e focamos nos pacientes que estavam há mais tempo esperando cirurgias. Hoje, se temos pessoas de 5 a 10 anos nessa espera, é porque não foram encontradas no recadastramento ou não tiveram liberação do risco cirúrgico para  algum procedimento complexo”, informa o diretor geral do Into, Naasson Cavanellas.

Sobre

Veja também

Telemedicina no Sul do país, nova superintendência do HAOC e Santa Joana conquista JCI são os destaques do Direto da Redação

  O Direto da Redação traz os seguintes destaques da semana: Hospital e Maternidade Santa …