Cuidados centrados no paciente é tema de congresso internacional


O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) e a Joint Commission International (JCI) anunciam o III Congresso Internacional de Acreditação, a ser realizado nos dias 20 (pré-Congresso), 21, 22 e 23 (Congresso) de setembro de 2015, no Rio de Janeiro.

As inscrições para o evento, cujo tema central é Cuidados Centrados no Paciente – A Segurança Assistencial na Perspectiva Atual, já estão abertas. Entre o conteúdo a ser debatido estão, o Programa Nacional de Segurança do Paciente, a gestão de risco no Brasil, a segurança nos cuidados continuados, as inovações na gestão hospitalar, a nova visão de cuidados paliativos, compliance – o hospital ético, os modelos de monitorização dos pacientes utilizados pelas operadoras de saúde, entre outros.

A programação, que contempla 5 conferências, 5 paineis e 2 talk shows, tem como destaque as conferências Transformando as organizações de saúde em centros de cuidados e melhorando a experiência do cuidado ao paciente, com o médico Ronen Rozenblum, diretor da Unidade de Práticas Inovadoras e Tecnologia, do Centro de Investigação de Segurança do Paciente e Prática do Hospital Brigham and Women Healthcare (EUA); O Papel da Anvisa no Cenário Atual, com José Carlos Magalhães da Silva Moutinho, da Diretoria de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária,  da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e; Perspectivas e Atuação da JCI no Mundo, com  Paul Chang, vice-presidente de Acreditação, Padrões e Medidas da JCI. E ainda, para o painel Estratégias e Repercussões do Programa de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde, com Walter Mendes, membro do comitê de implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente e professor da Escola Nacional de saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e para o talk show Compliance – O Hospital Ético, com Gonzalo Vecina, superintendente do Hospital Sírio-Libanês, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor do Hospital Israelita Albert Einstein.

Pré-Congresso

Já a programação do Pré-Congresso abrange três cursos: Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente, Indicadores de Desempenho baseados no Programa de Acreditação Internacional e Lean para Hospitais.

O primeiro é voltado para capacitar gestores e profissionais de saúde para elaborar e implantar o Núcleo de Segurança do Paciente, com base no RDC-36/2013, da Anvisa. Já o curso de Indicadores de Desempenho, abordará as perspectivas teóricas e prática da elaboração e utilização de indicadores clínicos e administrativos, visando dar suporte ao monitoramento e à avaliação do desempenho dos processos assistenciais e gerenciais de uma instituição de saúde. O terceiro é voltado para capacitar os participantes para aplicação da metodologia LEAN, cujo objetivo central é eliminar o desperdício de tempo com a adoção de procedimentos bem organizados, agilizando processos e melhorando a qualidade dos produtos/ serviços.

Sessão pôsteres

O III Congresso Internacional de Acreditação premiará três melhores trabalhos apresentados com a temática central do evento. Os trabalhos podem contemplar os seguintes assuntos: A segurança assistencial na perspectiva atual; Melhorias nas experiência do cuidado ao paciente; Inovações na gestão dos hospitais; Organização do corpo clínico hospitalar; Cuidados centrados no paciente; e Compliance – O hospital ético. Para participar é preciso apresentar o trabalho até o dia 21 de agosto. Os selecionados serão expostos durante o evento.

Para saber mais sobre o pré-Congresso e o III Congresso Internacional de Acreditação, acesse o site www.cbacred.org.br. Informações também podem ser obtidas através dos emails eventos@cbacred.org.br esecretaria.eventos@cbacred.org.br ou ainda pelos telefones (21) 3299-8241, (21) 3299-8202 e (21) 3299-8243.

Artigo Anterior Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia - por Wilson Follador
Próximo Artigo Hospital São José realiza XII SIMINCO – Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna