Home / Fitness / Como evitar lesões na hora de fazer exercícios físicos no inverno
Sportswoman. Fit sporty woman doing push ups on tire strength power training concept crossfit fitness workout sport and lifestyle

Como evitar lesões na hora de fazer exercícios físicos no inverno

O inverno chegou ao Brasil e nas últimas semanas o frio bateu a casa dos 10ºC durante a noite em São Paulo. Nos próximos dias, não será muito diferente. A mínima prevista para a cidade é de 13ºC. O corpo é o primeiro a sofrer com as temperaturas mais frias e, por conta disso, é preciso tomar alguns cuidados e precauções, principalmente se há o hábito de praticar exercício físico.

Os músculos do corpo sofrem mais no frio, ficando mais propensos a lesões e distensões musculares. “Geralmente, as pessoas não dão a importância e o tempo necessário para o aquecimento antes dos exercícios específicos e para alongamento ao final dos treinos. O corpo necessita de um aquecimento de 10 a 20 minutos nas articulações para evitar lesões”, aconselha Janaína Dartora, personal trainer que atende pelo GetNinjas, maior plataforma para contratação do Brasil.

Apesar de não parecer, o corpo queima mais calorias no inverno. O organismo nas temperaturas mais frias necessita produzir mais calor para o corpo aguentar o exercício físico e, por isso, o metabolismo fica mais acelerado, gerando mais queima. “Busquem sempre uma orientação de um profissional na área de Educação Física e comece devagar, se exercitando de duas ou três vezes por semana”, ressalta Dartora.

A personal trainer ainda separou três exercícios simples que podem ser feitos em casa para quem não está acostumado a se exercitar e deseja começar a praticar. Confira:

  • Fazer rotação dos ombros (girar os ombros) para trás ou para a frente. De 10 a 20 repetições;

  • Elevar uma perna dobrada em direção ao abdômen e depois a outra, alternando, puxando uma e depois a outra. De 10 a 20 repetições;

  • Estender os braços na frente do corpo em direção aos ombros e fazer movimentos de abrir e fechar os braços, mantendo-os estendidos.

Sobre

Veja também

Grupo Mídia relança portal Saúde Online

Com novo design, portal Saúde Online traz notícias sobre saúde e bem-estar As principais notícias …