Home / Healthcare Management / Ideias e Tendências / Certificação Internacional do Hospital Santa Izabel

Certificação Internacional do Hospital Santa Izabel

Referência de boas práticas em qualidade e segurança do paciente, a Santa Casa da Bahia está encarando agora um novo e importante desafio de conquistar a certificação internacional do Hospital Santa Izabel. O primeiro passo já foi dado. O pioneiro hospital de Salvador, que já é certificado como de excelência pela metodologia ONA, foi nomeado como novo integrante QMentum International IQG.

A Qmentum International é uma acreditação canadense, aplicada em mais de 30 países. Ela orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança, além de utilizar critérios validados mundialmente. Para obter essa certificação internacional, o Hospital Santa Izabel passará por uma criteriosa avaliação, num processo que dura até dois anos.

Segundo o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, o processo de conquista do selo internacional reforça o compromisso da instituição em investir de forma contínua na adequação e melhoria dos processos internos do Hospital Santa Izabel, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

“Estamos muito confiantes na capacidade e dedicação de nossos colaboradores para reforçar os padrões de qualidade e excelência na assistência à saúde e alcançar essa acreditação, que será relevante reconhecimento à eficiência da assistência prestada pelo Hospital Santa Izabel, grande patrimônio da população baiana”, assegurou o provedor.

O superintendente de Saúde da Santa Casa da Bahia, Eduardo Queiroz, acrescenta que a acreditação também envolverá a melhoria de fluxo e um processo de educação, entendimento, integração e relacionamento entre as equipes profissionais. “Estamos sempre em busca do aperfeiçoamento de nossas práticas e de novos instrumentos que nos possibilitem enxergar e nos compararmos com as melhores práticas médicas e assistenciais do país e do mundo”, afirmou.

Eduardo Queiroz lembra ainda que a Santa Casa da Bahia, por demonstrar cultura organizacional de melhoria contínua na gestão, alcançou em 2015 uma das mais conceituadas certificações de qualidade de saúde do Brasil para o Hospital Santa Izabel, a acreditação com excelência – Nível 3, através da metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Reconhecido pelos ministérios da Educação e Saúde como Hospital de Ensino, o Santa Izabel completou este ano 124 anos no atual endereço no bairro de Nazaré, onde consolidou-se como centro de referência em atendimentos de alta complexidade, especialmente nas áreas de cardiologia, oncologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pediatria e neurologia, dentre 39 especialidades.

Sobre

Veja também

Sidney Klajner, Lorena P. Pereira e Maria Lucia Capelo Vides no 100 Mais Influentes da Saúde

A cerimônia de premiação do 100 Mais Influentes da Saúde foi o grande encerramento da …