Home / Healthcare Management / Mercado / Agfa HealthCare une forças com a IBM Watson

Agfa HealthCare une forças com a IBM Watson

A Agfa HealthCare juntou-se à IBM Watson em um projeto para aprimoramento de plataformas de imagem na prática diária, a fim de auxiliar os médicos no tratamento de cânceres, diabetes, problemas oculares, doenças cerebrais e cardíacas.

O programa colaborativo de imagens médicas, denominado Watson Health, foi lançado pela IBM em abril de 2015 e é formado por mais de 15 sistemas de assistência médica, centros médicos acadêmicos, prestadores de serviços de radiologia ambulatorial e empresas de tecnologia de imagem. A plataforma Watson Health contribuirá ainda mais para a coleta de informações e dados de imagem chamados ‘não estruturados’.

Uma vez com acesso a estes dados, o programa irá combiná-los com documentos de outras fontes, como prontuários médicos eletrônicos, relatórios de radiologia e patologia, resultados laboratoriais, anotações médicas sobre a evolução do tratamento, periódicos especializados em medicina e diretrizes de tratamento clínico, e estudos com resultados publicados.

Com o intuito de reunir informações baseadas no mundo real, a tecnologia Watson Health pode ser implementada em instalações ambulatoriais independentes e em redes de prestação de assistência médica integrada. Desta forma, a comunidade médica poderá identificar e reduzir ineficiências operacionais e financeiras. Além de proporcionar um tratamento mais personalizado, a junção das expertises visa melhorar os fluxos de trabalho e adotar uma abordagem centrada no paciente para aperfeiçoar os resultados e o atendimento.

Segundo Anne Le Grande, vice-presidente da Divisão de Imagem para Watson Health, a computação cognitiva pode transformar a forma como o corpo clínico realiza diagnóstico, tratamento e monitoramento dos pacientes. “Por meio da colaboração da unidade de imagem médica da IBM, a tecnologia Watson Health poderá criar oportunidades para que radiologistas extraiam informações amplas, consigam imagens de alta resolução e, ainda, gerenciem os custos”, declara.

De acordo com o vice-presidente de negócios de TI de Imagens e Soluções de Cuidados Integrados da Agfa HealthCare, James Jay, os sistemas de cuidados médicos buscam melhorar a produtividade constantemente. Nesse sentido, o conhecimento da Agfa HealthCare possibilita condições de aproveitar a capacidade inexplorada da tecnologia para entregar os ganhos que, até agora, só foram alcançados em casos de uso isolado. “Juntos poderemos identificar formas de aperfeiçoar o atendimento de nossos clientes e otimizar o poder analítico da Watson Helath, combinado com nossa própria plataforma de Enterprise Imaging”, explica.

Ainda, segundo Luc Thijs, presidente da Agfa HealthCare, a empresa contribuirá para o sucesso da tecnologia Watson Health, por contar com experiência clínica em seu DNA, estar presente em um em cada dois hospitais no mundo e por seu desenvolvimento de plataformas de ponta para e-Health para Enterprise Imaging, Integrated Care, Population Health Management and Analytics.

Sobre

Veja também

Sharecare lança aplicativo de saúde no Brasil

Na última terça-feira (27) a Sharecare, multinacional americana que oferece tecnologias para cuidados com a saúde, …