Home / Saúde Online / Agfa HealthCare e Hospital M’Boi Mirim fortalecem parceria em tecnologia hospitalar

Agfa HealthCare e Hospital M’Boi Mirim fortalecem parceria em tecnologia hospitalar

 

   Líder entre os fornecedores de diagnóstico por imagem e soluções integradas de TI para a área da saúde, a Agfa HealthCare se destaca quando o assunto é tecnologia, tendo em seu portfólio Soluções de Gestão Hospitalar e Clínica (HIS/CIS) como um dos cases consolidados. Um exemplo de que a solução em TI colabora para o futuro digital é a parceria entre a Agfa HealthCare e o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch, no Jardim Ângela (ou simplesmente Hospital M’Boi Mirim como é popularmente conhecido), iniciada antes mesmo da inauguração do complexo hospitalar, em 2008.

  Com toda a infraestrutura do hospital completamente nova, o HIS foi implantado antes que o hospital abrisse suas portas, adequando as necessidades de desempenho e disponibilidade do sistema aos processos da unidade. Já os módulos voltados para o prontuário eletrônico foram introduzidos gradualmente cinco meses depois. Ao longo de todo o processo de implantação, a segurança do paciente continuou sendo o aspecto primordial. Durante este período, a Agfa HealthCare prestou consultorias técnicas e treinamentos in loco.

  Os resultados, desde então, são transformadores. À medida que se tornaram mais familiarizados com a nova tecnologia, os funcionários passaram a relatar uma redução de tempo no acesso ao histórico dos pacientes, resultados de exames e protocolos. Os profissionais podem agora acessar todo o histórico dos pacientes durante todos os atendimentos pelo hospital, enquanto o serviço de urgência e emergência pode contar com ferramentas que auxiliam na execução de protocolos de triagem. Enquanto os resultados de exames são pedidos e disponibilizados eletronicamente, houve também uma redução nos erros causados por prescrições médicas manuscritas, já que agora são feitas através da prescrição eletrônica.

  O relacionamento entre o hospital e a Agfa HealthCare não parou na implantação inicial bem sucedida de HIS/CIS. A meta agora é introduzir tecnologias de informação em todos os procedimentos do hospital para eliminar completamente o uso de papel e também implantar um sistema móvel em áreas críticas do hospital, como o setor de urgência e emergência.

 

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …