BP Hospital Filantrópico recebe o Selo Sinasc no padrão ouro


Portrait of a happy young doctor standing in a hospital hallway with a patient's chart

A certificação concedida pela Secretaria Municipal da Saúde reconhece a qualidade dos dados inseridos pela instituição no Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (Sinasc)

O BP Hospital Filantrópico, unidade hospitalar da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, acaba de receber o Selo Sinasc, uma certificação que reconhece a qualidade dos dados inseridos pelas instituições que realizam partos no Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos e que preenchem de forma adequada a Declaração de Nascido Vivo (DNV), importantes fontes de dados para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“Esse selo muito nos orgulha, pois reconhece a nossa contribuição para o desenvolvimento e a adoção de políticas de saúde pública que melhorem o atendimento às gestantes e aos recém-nascidos”, informa Arnaldo Bartalo Júnior, superintendente-executivo do BP Hospital Filantrópico.

DNV, um indicador de saúde pública

Com o objetivo de reunir informações relativas aos nascimentos ocorridos em todo o território nacional, a Declaração de Nascido Vivo (DNV) é um documento padronizado pelo Ministério da Saúde e que possui cerca de 41 variáveis como nome completo e idade do pai e da mãe do bebê, duração da gestação, peso do recém-nascido, local e tipo de nascimento (cesárea, normal ou fórceps).

Esse documento normalmente é preenchido pela equipe de enfermagem de hospitais e maternidades e, a partir dos dados coletados, é possível calcular indicadores de saúde pública como o percentual de partos cesarianas realizados no país. Além disso, o número de nascidos vivos também é utilizado como denominador para o cálculo da cobertura vacinal e os coeficientes de mortalidade infantil e materna.

Apesar do preenchimento da DNV ser obrigatório em todo o País, muitas instituições de saúde não o fazem ou não o fazem corretamente. Por isso, o selo é um estímulo para que essas instituições busquem o aprimoramento e a manutenção da qualidade do serviço público prestado à população.

Categoria ouro

Lançado em 2008, o selo entregue pelo Sinasc tem duas categorias (ouro e prata) e visa premiar as instituições que alcançaram as metas nos três critérios de análise: cobertura, qualidade dos dados coletados e controle do uso dos formulários. O parâmetro para que uma instituição receba o selo no padrão ouro é ter realizado a emissão completa e correta dos DNV no sistema em 100% dos casos, meta atingida pelo BP Hospital Filantrópico.

Anterior Einstein se associa ao Ética Saúde
Próximo ECM, Cloud e certificações, veja o que foi destaque durante o HIMSS@Hospitalar

Sem Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *