Hospital Mãe de Deus recebe certificação em prevenção e tratamento de lesões por pressão


O envelhecimento é um processo dinâmico e gradual que tem afetado a população mundial. Com isto há o aumento de incidência de doenças crônicas, elevando o número de internações hospitalares e a complexidade dos motivos de internação. Dentre as possíveis complicações decorrentes de internação hospitalar, estão as lesões por pressão. Para melhorar ainda mais a abordagem desses casos, o Hospital Mãe de Deus vem buscando a certificação através do Programa de Tratamento e Prevenção de Lesões por Pressão, concedida pela Convatec.

O programa de certificação teve duração de seis meses com várias etapas e o processo será concluído em 05 de dezembro de 2016. Dessa forma, o Hospital Mãe de Deus será o primeiro hospital em Porto Alegre com esse certificado. A Enfermeira Doutora em geriatria e gerontologia biomédica e responsável pelo grupo de lesões do hospital, Ana Karina S. Rocha Tanaka, explica que o programa de certificação trouxe muitos benefícios para a instituição, fazendo a diferença na vida das pessoas.  “A interação da equipe multidisciplinar com pacientes e familiares qualificou a assistência prestada e possibilita que o paciente participe ativamente do seu processo de tratamento e cura”, afirma.

Para realizar o cuidado de forma adequada e com alta qualidade assistencial, as equipes foram capacitadas não apenas em conhecimentos teóricos, mas também participaram de processos de metodologias ativas de treinamento, como as certificações e a utilização de protocolos baseados nas melhores práticas internacionais, melhorando os indicadores assistenciais. Como parte do processo de certificação, 167 colaboradores do Hospital Mãe de Deus entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e farmacêuticos passaram por capacitação e prova teórica no período de junho a dezembro. Eles também receberão a certificação no evento marcado para o dia 05 de dezembro às 19h30 no auditório do hospital.

Anterior Conselho Consultivo do Ética Saúde tem dois novos integrantes
Próximo Podcast: Uma solução para auxiliar a educação

Sem Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *