Realidade virtual ajuda paciente que fará transplante de cabeça


A equipe de neurocirurgiões responsáveis pelo projeto de transplante de cabeça divulgou que contará com a ajuda da realidade virtual para preparar os pacientes. A tecnologia vai colaborar com a adaptação dos pacientes ao “novo mundo” criado após a cirurgia.

20161122113601_660_420O médico Sergio Canavero, responsável pelo projeto, espera realizar o transplante até o final de 2017 como parte do projeto que ficou conhecido como HEAVEN. Ele consiste em implantar uma cabeça cortada ao corpo de um doador que teve morte cerebral. O procedimento deve durar cerca de 36 horas e necessita a uma reconstrução e conexão complexa da medula espinhal e veia jugular.

Der acordo com Canavero, a realidade virtual vai auxiliar o paciente a reconhecer e interpretar o novo mundo, sem tantas confusões emocionais e psicológicas, uma as principais críticas ao projeto. O projeto de realidade virtual foi desenvolvido pela Inventum Bioengineering Technologies e vai simular a sensação de andar e fazer algumas tarefas motoras comuns, além de preparar o paciente a se ver no corpo de outra pessoa.

Fonte IFLScience

Anterior Portal permite que usuários monitorem hospitais federais do Rio de Janeiro
Próximo Sudeste é responsável pela perda de mais de um milhão de beneficiários de planos de saúde

Sem Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *